O canal de notícias da Webmotors

RAM 1500: 3 razões para ter e 3 para fugir

Não é só pelo porte. A gigante da marca americana também pode te encantar por uma série de outras qualidades. Ou não.

por Evandro Enoshita

Conviver por alguns dias com a RAM 1500 Rebel é uma experiência muito fora do comum. Mesmo para uma pessoa como eu, que trabalha testando carros.
E não estou falando apenas do porte, não. A tecnologia embarcada faz com que a gigantona americana seja uma mistura de sala de estar com um bombardeiro B-52. Isso sem contar o belo ronco do motor V8...
Bom, impressionante ela é. Mas será que a RAM 1500 Rebel vai atender a todas as suas expectativas? Então não deixe de conferir abaixo algumas razões para ter e outras para deixar a picape de lado.

RAM 1500 Rebel

Três razões para ter

1. Pacote tecnológico

Por R$ 456.990, a RAM 1500 Rebel é mais antenada e tecnológica do que muita gente imagina. Para começar, o quadro de instrumentos tem um completíssimo computador de bordo, que exibe até a temperatura e a pressão do óleo do motor.
Isso sem falar na multimídia, com tela de 12 polegadas e som premium Harman Kardon, e na quantidade de portas USB. São quatro só na traseira, além de uma tomada convencional de 110 Volts.
Oferta Relacionada: Marca:RAM Modelo:1500
A lista de equipamentos ainda tem direção semi-autônomo, head-up display, sistema de câmeras 360° e retrovisor traseiro por câmera. Em resumo: é preciso passar alguns minutos observando a cabine, antes de dar a partida, para descobrir todas as diversas funções da picape.

2. Uma picape para aventuras (1)

O espaço de sobra para os cinco passageiros, a suspensão macia, o ótimo desempenho do motor 5.7 V8 a gasolina, de 400 cv e 56,7 kgf.m de torque, e o câmbio automático de oito marchas fazem com que a RAM 1500 Rebel seja uma máquina maravilhosa para longas viagens rodoviárias.
Oferta Relacionada: Marca:RAM Modelo:CLASSIC
A picape tem uma caçamba versátil, de 1.200 litros e outra tomada 110 Volts. E também é equipada com as "RAM Box", compartimentos de mais de 100 litros cada instalados nas laterais da caçamba, que fornecem uma área adicional para pequenos objetos.

3. Uma picape para aventuras (2)

Apesar do seu porte grandalhão, a 1500 Rebel também oferece recursos para rodar fora do asfalto. Não chega a ser uma Jeep Gladiator, mas com certeza dá conta de caminhos menos extremos.
Além da suspensão elevada e com amortecedores off-road, a picape tem proteção inferior do chassi e tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro.

Três razões para não ter

1. Consumo

Falar do consumo de um motor V8 a gasolina instalado em um veículo de mais de duas toneladas e meia é chover no molhado. Mas é obrigatório pontuar que economia de combustível não é o ponto forte da RAM 1500 - a picape registra médias oficiais de 5,3 km/l (cidade) e 6,6 km/l (estrada).
Oferta Relacionada: Marca:RAM Modelo:2500
No uso cotidiano, é até possível obter médias acima de 7 km/l na estrada. Mas desde que você dirija de pé bem leve. Por outro lado, basta dar algumas aceleradas mais fortes (ninguém é de ferro...) e pegar trânsito pesado para o consumo baixar para menos de 5 km/l.
Por sorte, o tanque de gasolina comporta 98 litros e garante à picape uma autonomia de quase 650 quilômetros. Dá para ir longe, sem precisar fazer paradas frequentes.

2. Perfil de uso

Existe alguma chance remota de usar a picape na cidade mais de uma vez na semana? Então é melhor correr da 1500 Rebel.
Com 5,93 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,01 m de altura, a picape é realmente gigantesca. Só para se ter uma ideia, são 70 cm a mais no comprimento na comparação com uma Toyota Hilux.
O resultado disso é que a RAM 1500 fica sobrando na maioria das vagas de estacionamento e exige atenção do motorista no trânsito lento. Afinal, a sua picape vai deixar o corredor mais estreito...

3. Uso no trabalho

Algo que é preciso reforçar nessas picapes grandes é que a capacidade de carga não é proporcional ao tamanho. Apesar da capacidade de puxar um reboque de mais de cinco toneladas, a RAM 1500 Rebel leva, no máximo, 610 quilos na caçamba.
Essa capacidade é menor que a de uma Fiat Strada Cabine Plus. Ou seja: se a ideia for usar o veículo também no trabalho, corra para uma picape média tradicional a diesel.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.
VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas