A Renault iniciou nesta segunda-feira (19) a pré-venda do Kardian. O SUV compacto, produzido em São José dos Pinhais (SP), estreia em três versões, com preços entre R$ 112.790 e R$ 132.790.
O novo modelo chega posicionado na linha entre o Stepway e o Duster e é a grande aposta da Renault para o mercado brasileiro em 2024. O Brasil é o primeiro mercado a receber o SUV, que será produzido e oferecido em outros mercados pela marca francesa.
Além de estrear por aqui a plataforma modular CMF e ter um visual sofisticado, o Kardian chega com o novo motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 22,4 kgf.m de torque e também a transmissão automatizada DW23, de seis marchas e embreagem dupla banhada a óleo.
O modelo tem equipamentos nunca vistos nos nacionais da Renault, como o controlador adaptativo de velocidade e o sistema de frenagem autônoma. Nós aqui do WM1 elegemos cinco modelos que já estão no mercado e que brigam pelos mesmos clientes que o novo Renault Kardian tentará conquistar. Confira a seguir.
Este é o concorrente direto do Renault Kardian. Com 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m, tem praticamente o mesmo tamanho do SUV da marca francesa.
Assim como o Renault Kardian, o Fiat Pulse também tem motor 1.0 turbo em sua versão de topo, que é mais potente (130 cv) mas tem menos torque (20,4 kgf.m). E é combinado com o câmbio automático do tipo CVT. Custa entre R$ 102.990 e R$ 131.990.
O Citroën C4 Cactus é outro modelo que vai entrar em briga direta com o Kardian. Pouco maior, tem 4,17 m de comprimento e também aposta em um design exótico para atrair a clientela mais interessada em visual.
Tem porta-malas menor (320 litros, ante os 358 litros do Kardian) e projeto mais antigo. Mas compensa com o forte motor 1.6 turbo de 173 cv na versão de topo. Os preços variam entre R$ 111.990 e R$ 140.990.
Com 4,27 m de comprimento, o Jeep Renegade está entre os menores SUVs compactos do mercado brasileiro. Na sua versão de entrada 1.3 turbo, sai por R$ 118.290. Preço que fica abaixo da versão intermediária do Kardian.
Se entrega espaço interno mais restrito e um porta-malas menor que o do Kardian, o Renegade compensa a cabine apertada com um potente motor 1.3 turbo flex de 185 cv.
A Renault também cita o Nivus como um concorrente direto do Kardian. Mas acreditamos que apenas a versão de topo do novo SUV deverá brigar com o modelo da marca alemã.
Afinal, o Volkswagen Nivus é um carro maior (4,27 m de comprimento) e parte de R$ 132.390 em sua versão de entrada Comfortline. A versão de topo Highline sai por R$ 149.390.
A marca francesa ressalta que o objetivo do Kardian é atrair novos clientes para a Renault. Mas não dá para negar que muitos clientes do Duster vão se sentir atraídos pelo novato.
É que o Duster tem versões entre R$ 122.290 e R$ 153.890. Apesar de ser um carro maior que o Kardian (e de ter recebido um belo upgrade na linha 2024), ainda está defasado no pacote tecnológico mesmo em sua configuração mais cara.