Escolher o modelo certo de automóvel nem sempre é uma tarefa tão simples, não é mesmo? Afinal de contas, a compra de um veículo geralmente envolve boa parte do nosso orçamento mensal, e ninguém quer se arrepender de uma aquisição como essa depois de fechar o negócio. Por isso, separamos dicas de como escolher um carro adequado para cada perfil de motorista.
Dos iniciantes aos mais experientes, para os diferentes tipos de rotina e número de passageiros, as sugestões a seguir ajudam o consumidor a conciliar o estilo e as qualidades técnicas que um veículo pode oferecer. Acompanhe as perguntas e explicações para montar um checklist de como deve ser um carro feito para você.
Muita gente não se dá conta, mas escolher um carro tem muito mais a ver com autoconhecimento do que unicamente com pesquisa de modelos. Ao saber mais sobre seu estilo de vida, sua rotina e para que precisa de um automóvel, fica bem mais fácil entender qual o veículo certo. Confira:
Para pessoas solteiras ou que namoram, mas que andam a maior parte do tempo sozinhas, as opções para encontrar o carro ideal são bem maiores. De todo modo, um conversível, a exemplo do Peugeot 308 CC, ou um hatch pequeno, como o popular Fiat Mobi, costumam agradar esse tipo de motorista.
Famílias pequenas ou quem não dispensa espaço para caronas, pode optar por conversível de quatro lugares, como o BMW Série 4 Cabrio. Modelos de hatch compacto, como o Chevrolet Onix, também são bastante indicados.
Se você tem uma família grande, vale a pena contar com um carro espaçoso. O mercado tem boas opções sedãs compactos, como Ford Fiesta, médios, como Toyota Corolla, e até mesmo monovolumes compactos, a exemplo do Honda Fit, também garantem uma boa experiência.
Agora, se mesmo assim, você acha que precisará de mais espaço, conte modelos maiores de sedãs, como um Nissan Altima, peruas, como a VW Passat Variant, ou minivans, como um Citroën C4 Picasso.
Caso este seja seu primeiro veículo, procure pesquisar entre os chamados carros para iniciantes, que são modelos menores e mais “fáceis” de dirigir. Até porque, motoristas que acabaram de tirar a carteira costumam ter receio de dirigir carros que demandam mais tempo de prática para manobrar.
Portanto, talvez seja melhor deixar o seu automóvel dos sonhos para o futuro, e optar por um modelo mais econômico e compacto. Um carro hatch, como Ford Ka ou Fiat Uno, são boas recomendações para quem busca um bom veículo, mas sem precisar recorrer a modelos muito avançados.
Na sequência de nossas dicas de como escolher um carro: é interessante pensar em como o veículo vai ser utilizado. Por exemplo, quem busca um automóvel para locomoção de curta distância, como ir e voltar do trabalho, um hatch, como o VW Gol, pode ser o suficiente.
No entanto, se você precisa de um carro que o auxilie no trabalho, como carregar volumes, um picape como a Fiat Strada é bastante indicada, e o mesmo vale para vans, como a Renault Master.
Claro que também há quem queira um carro apenas pelo prazer de dirigir. Nesses casos, estilos de carro coupé, como C 300 Coupé Sport da Mercedes-Benz, são uma boa escolha.
Há pouco, explicamos quais os modelos mais adequados para quem está sozinho, com companhia, e até mesmo para grandes famílias. Mas, como escolher um carro que será dirigido por mais de uma pessoa?
Nos casos em que as pessoas que vão dirigir o carro são de perfis diferentes, vale optar por modelos mais versáteis, que garantam robustez e espaço. Aqui vão algumas opções: o multiuso Fiat Doblò, e os crossovers Ford EcoSport ou Renault Duster.
O ambiente em que o carro vai rodar faz toda a diferença na hora de escolher o modelo certo. Conheça as principais indicações:
Se já tem em mente o tipo de carro que mais se encaixa com seu perfil, é importante analisar agora qual opção está dentro do seu orçamento. Se perceber que os modelos mais adequados estão acima do que pode pagar, há alternativas, como escolher um carro seminovo, mas sempre leve em conta gastos com manutenção ao longo da vida útil do veículo.
Além de saber como escolher um carro e como se planejar financeiramente para pagá-lo, atente-se às formas de pagamento disponíveis. Na maioria das vezes, os consumidores recorrem ao financiamento ou ao consórcio.
Uma das vantagens do financiamento é que o comprador adquire o veículo a um prazo bem curto se der um valor considerável de entrada. Cabe acrescentar que o melhor financiamento de veículos é aquele em que você consegue bons descontos com o adiantamento de parcelas e que possíveis juros não comprometam suas finanças ao longo dos anos.
Há também o modelo de consórcio, que não possui juros, apresenta menos burocracia e não é necessário pagar a entrada para ter boas condições. No entanto, o comprador pode ter que esperar mais tempo até ser contemplado.