Sistema de frenagem: já aconteceu de você ficar perdido com tantas siglas quando tenta pesquisar mais sobre o assunto? Aqui, você entenderá o que significa cada uma delas, com explicações gerais, de maneira simples. Você pode até salvar este artigo entre os seus favoritos para consultar caso haja outras dúvidas.
ABS significa Antilock Braking System. Desde janeiro de 2014, é o sistema obrigatório em todos os carros de fabricação nacional. Garantia de segurança, eficiência e estabilidade, tem como função principal evitar que as rodas travem em caso de frenagens bruscas ou severas. Isso acontece por meio de sensores e módulos eletrônicos que leem o sistema de freio quando o pedal é acionado.
EBD significa Eletronic Brake Force Distribution. Em outras palavras, distribuição eletrônica da força de frenagem. O item atua juntamente com os freios ABS e a função principal é monitorar o desempenho da frenagem. Por exemplo, verifica rotação, ângulo e tração das rodas.
ESP significa Eletronic Stability Program, também conhecido popularmente como controle eletrônico de estabilidade - essa sigla é patenteada pela Bosch, já que o correto mesmo é ESC, de Eletronic Stability Control.
Visa garantir a estabilidade da direção em situações repentinas, como curvas acentuadas em alta velocidade. Caso seja necessário, o sistema corrige, através dos freios e tração nas rodas, possíveis desvios gerados pelo peso ou pela velocidade, por exemplo.
Também é conhecido como:
EAS significa Eletronic Actuation System, é o item que cuida da tração do carro. Também a partir de sensores decide qual é a melhor forma de espalhar a força do motor para as rodas. Em alguns modeos, também controla a altura do carro em relação ao chão.
BAS significa Brake Assist System. Sua função é aumentar a carga da frenagem caso detecte que o pedal foi acionado bruscamente. Atua, portanto, na urgência, junto com o ABS e o EBD.
ACC significa Adaptative Cruise Control. Ou seja, controle de cruzeiro adaptativo, que nada mais faz do que medir a distância e a velocidade do automóvel à frente, e freia ou acelera de maneira autônoma.
AHA significa Agile Handling Assist e controla o torque nas curvas. É um item que monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, para virarem na medida correta quando uma curva é feita. AHA é o mesmo que TVC (Torque Vectoring Control).
A-LKA significa Active Lane Keeping Assist. Via câmeras, ele identifica sinalizações horizontais na pista. Em caso de desvio, entra em ação ao interferir no volante e nos freios.
ASR significa Anti Slip Regulation e impede que as rodas derrapem na arrancada ou em curvas e terrenos escorregadios.
Evolução do ABS, o Cornering Brake Control é o controle de frenagem em curva. Foi projetado para distribuir a pressão dos freios e significa o mesmo que:
ETS significa Enhanced Transitional Stability e é parte do ESC/ESP. Ele monitora a velocidade do carro e a forma como o volante é movimentado.
ESS significa Emergency Signal System. O item liga o pisca-alerta em frenagens repentinas. Significa o mesmo que EBL (Emergency Brake Light).
FCW significa Forward Collision Warning e trata-se de um alerta de colisão frontal que detecta objetos estáticos à frente do veículo. Nestes casos, ele emite um alerta para que o motorista pise no freio.
E o HDA significa Hill Descent Assist e ajuda o carro nas descidas: controla a velocidade do motor e aciona os freios ABS, se necessário. Significa o mesmo que:
KERS significa Kinetic Energy Recovery System e tem por função realizar a coleta e a armazenagem de energia cinética liberada na frenagem para que seja reutilizada na aceleração.
Já LAC significa Load Adaptive Control e monitora o peso do automóvel para ajustar os sensores do ESC/ESP, em caso de necessidade, além de otimizar a estabilidade.
LKS significa Lane Keeping System e consiste em câmeras que identificam e acompanham as faixas. Emite alertas caso haja desvios ou invasões das pistas sem que o motorista tenha acionado a seta. Significa o mesmo que LKA (Lane Keep Assist).
No fim de nosso glossário, ROM significa Roll-over Mitigation e trabalha para diminuir as chances de capotamento. Via sensores do ESP, ele identifica a inclinação do eixo horizontal do carro. É o mesmo que:
Como pode perceber, há muito que aprender sobre carros, não é mesmo? Com o avanço da tecnologia, aficionados por automóveis precisam de uma fonte confiável de informação, para conhecer mais e mais — e ainda aprender tudo sobre o próprio carro. Então, confira aqui no WM1 outros conteúdos e tire todas as suas dúvidas!