Sistemas do freio: saiba identificar problemas

Realizar a manutenção periódica é a melhor prevenção, mas fique atento aos sinais que o carro dá em caso de defeito

  1. Home
  2. Dicas
  3. Sistemas do freio: saiba identificar problemas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os problemas no sistema do freio são comuns em automóveis que não tem manutenção frequente e, normalmente, só são percebidos pelo motorista de forma clara quando acontecem. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais e evitar, assim, gastos desnecessários e, pior, riscos à sua segurança e dos passageiros.

Quando se trata do sistema do freio, é fato que muitas pessoas deixam a manutenção para depois por não acreditar que os problemas possam ser frequentes. Dessa forma, se você é um motorista novato ou tem dúvidas sobre os sinais de que já algo de errado com os freios, vamos te passar algumas dicas importantes. Veja abaixo!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

6 dicas para identificar problemas no freio

Quer saber como identificar a falha nos freios do seu carro? Vamos te mostrar seis dicas para observar em seu automóvel e recorrer a manutenção em caso de um dos problemas.

Trepidação ao frear

Se você pisar no pedal do freio e sentir seu pé vibrar, saiba que esse é um dos principais sinais para identificar uma falha no sistema. Essa vibração acontece por três causas: complicações nos discos, rolamento das rodas que têm desgaste por tempo de uso e os tambores. Além disso, outros componentes podem ser prejudicados, o que causará aumento no valor do reparo. 

Se você sentir o pé vibrar ao pisar no pedal do freio, é sinal de que pode haver problemas
Crédito: Reprodução
toggle button

Pedal pesado

Todos os veículos novos, possuem um sistema de freios que usa o vácuo do coletor de admissão e deixa o pedal mais leve durante o percurso. Assim, se o seu pedal está duro, o ideal é que você procure uma oficina e faça o conserto. 

Pedal “longo”

O freio funcionar de forma lenta também não é algo comum, e pode acontecer por problemas nas lonas que podem estar com excesso de uso, desreguladas e data de validade vencida. Por isso, saiba que o período para a troca deve ser a cada dois anos no mínimo.

Ruídos

O freio ABS faz barulho ao frear? Seja de chiado ou atrito do ferro, essa é uma falha do sistema que indica pastilhas desgastadas e acontece pela maneira que o carro é utilizado. Assim, saiba que é importante cuidar do veículo e evitar mau uso. Caso as pastilhas sejam novas, o barulho pode ocorrer quando o material é de baixa qualidade. 

Luzes no painel

As luzes do painel podem te indicar a existência de problemas. A luz de estacionamento, também é utilizada para indicar o nível do fluido e em alguns modelos é possível ter até mesmo uma luz para pastilhas de freio que estão desgastadas. 

Fique atento às luzes do painel, defeito nos freios pode ser avisado pelo seu acendimento
Crédito: Divulgação
toggle button

Freio que assobia ou range

O freio faz barulho de sopro? Nesse caso, as pastilhas, provavelmente, acabaram e o disco está sendo apenas mastigado. Por isso, você vai precisar trocar o disco e as pastilhas. 

Saiba como resolver o problema nos freios

Quer solucionar os problemas do sistema de freios? Siga algumas recomendações que vamos te passar, e assim, você vai ter a segurança que o seu carro não vai te deixar na mão. 

Faça revisões com frequência

Como citamos, o barulho do freio pode acontecer por falta de manutenção, e por isso, o mais indicado é procurar um profissional especializado que possa te auxiliar e manter o seu veículo em bom estado. 

Mesmo que você tenha comprado um carro novo, é preciso fazer revisões. No manual do proprietário são indicados os intervalos (em km ou anos) em que essas manutenções periódicas devem ser feitas - geralmente são realizadas a cada 10 mil ou um ano (o que vier primeiro).

Fazer as revisões periódicas é o melhor jeito de evitar problemas inesperados com os freios
toggle button

Troque as peças sempre que precisar

Alguma peça do automóvel está com defeito? É fundamental fazer as revisões e trocas sempre que for possível. E isso porque cada parte do carro faz diferença para a segurança e conforto do motorista e dos passageiros. 

Verifique as pastilhas de freio

As pastilhas de freio são um dos elementos mais importantes para evitar o atrito direto no sistema de freios - o que pode ocasionar barulhos, um dos avisos de que o carro está com problemas no freio. 

Observe o óleo dos freios

Outro problema muito comum e que pode ser bem simples de resolver é a falta de óleo dos freios do veículo. Se o nível estiver baixo, você precisa procurar uma oficina mecânica que adicione mais produto. Em alguns casos, a falta pode ser ocasionada por vazamento nos cilindros.

Faça a manutenção no disco dos freios

E se a sua dúvida é de como saber se o disco de freio está ruim, entenda que essa peça é um dos itens que faz redução no movimento giratório de uma roda, por isso, quando entra em contato com as pastilhas pode apresentar defeito e causar desconforto e barulhos excessivos em caso de passagem em estradas irregulares ou até mesmo algo mais rotineiro como uma lombada. 

Limpe sempre as peças do seu automóvel

O barulho do freio também pode ser um problema fácil de ser resolvido, pois muitas vezes é ocasionado pelo excesso de sujeira em alguma das peças. Por isso, recorrer a um profissional especializado irá indicar a melhor maneira de solucionar esse transtorno. 

Agora que você já viu nossas dicas sobre os problemas dos freios, não se esqueça de procurar uma assistência de confiança que possa te orientar da maneira correta e dentro de todas as leis e regras de trânsito. 

E se você quer comprar um carro e não sabe por onde começar, acesse o site da Webmotors e confira as opções que temos disponíveis para você. Em nossa plataforma, você pode encontrar vendedores ou anunciar automóveis ou moto. Compare preços sem sair de casa!

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Campo obrigatório