O snorkel é um equipamento fundamental para os veículos 4x4 que são utilizados em condições extremas. Nas trilhas é comum a travessia de alagamentos, rios ou lamaçais, situações que podem provocar a infiltração de água no motor, o que levar ao calço hidráulico e, por fim, a um grande prejuízo.
Na prática, o snorkel é um equipamento que permite ao veículo “respirar” debaixo d’água - funciona como o acessório utilizado por mergulhadores em águas rasas.
O uso do equipamento é quase sempre relacionado a impedir a entrada de água no motor em trechos alagados, mas isso acaba como uma função secundária no dia a dia. No cotidiano, o snorkel serve mais para limpar o ar que entra no motor.
Por ficar em uma posição mais alta que a entrada de ar original do veículo, o equipamento ajuda a evitar que a poeira mais densa levantada pelas rodas seja aspirada pelo motor.
É importante lembrar que o snorkel por si só não torna o veículo capaz de atravessar alagamentos muito profundos, pois a água pode afetar componentes elétricos e da cabine ou infiltrar nos reservatórios de fluidos.
Por se tratar de um acessório, a instalação do snorkel exige um corte na lataria. Geralmente, esse tipo de aplicação não é coberta pela garantia de fábrica do veículo.
A instalação deve ser feita por oficinas e profissionais especializados, para evitar o risco de infiltrações de água e poeira no motor e de corrosão na lataria.
O ideal é utilizar um snorkel de peça única. Quanto menos conexões, menor o risco de infiltrações e vazamentos.
Se possível, escolha um snorkel que tenha sido desenvolvido especificamente para o seu veículo 4x4. Esses equipamentos geralmente não exigem modificações muito extensas no sistema de admissão do motor.
Veja também: Cinco dicas para os principiantes no off-road