Comprar um veículo novo é um momento prazeroso para muitas pessoas, mas para outras pode ser uma enorme dificuldade. Muita gente ainda não sabe como escolher o modelo que atenda às suas necessidades entre os diversos tipos de carros do mercado, por isso o WM1 vai te ajudar a tomar a melhor decisão para evitar possíveis decepções no futuro.
Já explicamos no WM1 quais são os principais tipos de carrocerias de carros disponíveis no mercado, mas agora daremos algumas dicas para que você identifique as características do veículo ideal para o seu estilo de vida.
Antes de fechar qualquer negócio, é importante definir as suas prioridades para avaliar com mais critérios os modelos adequados às suas necessidades. Isso porque motorização, desempenho, consumo de combustível, espaço interno, nível de equipamentos, entre outras características, podem variar bastante entre os tipos de carros.
Práticos para o uso urbano, esses modelos atendem bem solteiros e casais sem filhos que não precisam de um porta-malas grande para levar bagagens. A maioria dos hatches compactos são equipados com motores que consomem pouco combustível e entregam desempenho bastante satisfatório no uso cotidiano. Por terem dimensões reduzidas, são fáceis de estacionar e ágeis nas manobras no trânsito das cidades.
Exemplos:
Segmento praticamente em extinção devido ao avanço dos SUVs compactos no mercado, os hatches médios são modelos procurados pelo público mais jovem, que dá preferência à esportividade e ao estilo. São carros bem equipados e com bom desempenho.
Exemplos:
Essa categoria tem proposta parecida com a dos hatches compactos, com a vantagem de oferecer um porta-malas mais espaçoso para levar a bagagem de uma família pequena. Os sedãs compactos, em geral, são tipos de carros econômicos e práticos no uso diário.
Exemplos:
São carros procurados por consumidores mais tradicionais, que apreciam uma dirigibilidade mais acertada que a dos monovolumes e SUVs, por exemplo. Atendem bem uma família não muito grande por terem porta-malas espaçosos. Outras características que agradam os seus proprietários são o bom nível de equipamentos e o bom desempenho dos seus motores potentes.
Exemplos:
Os monovolumes (ou minivans) estão um pouco fora de moda, mas são ótimas opções para famílias com mais de um filho ou mesmo para pessoas que precisam de um carro espaçoso para transportar grandes volumes ou cargas difíceis de acomodar em hatches e sedãs (como bicicletas, por exemplo). Por conta do espaço interno generoso, alguns modelos até possuem versões com sete lugares.
Exemplos:
Categoria que foi a preferida das famílias brasileiras há até cerca de duas décadas, as peruas são tão versáteis quanto os monovolumes, porém, são mais prazerosas de dirigir por conta do centro de gravidade mais baixo. Atualmente, há pouquíssimos modelos novos à venda por se tratar de um segmento que perdeu muito espaço para os SUVs compactos - restam apenas opções importadas e mais caras.
No entanto, há boas opções no mercado de usados para atender famílias que precisam de um porta-malas espaçoso ou simplesmente agradar os entusiastas que apreciam um carro com boa dirigibilidade.
Exemplos:
Queridinhos do momento, os SUVs são os modelos preferidos das famílias devido a sua versatilidade. Esses carros costumam oferecer bom espaço interno e porta-malas amplos. Outra vantagem dos utilitários é a maior altura de rodagem, que proporciona maior conforto em ruas esburacadas.
São modelos que também atendem bem quem quer um carro com estilo mais robusto ou simplesmente estar na moda. As configurações equipadas com tração nas quatro rodas são bastante úteis para locais de difícil acesso, como estradas de terra, por exemplo.
Exemplos:
Geralmente derivados de sedãs, são modelos de teto baixo com uma proposta esportiva. Nos últimos anos, o estilo dos cupês foi transmitido a modelos de quatro portas e até SUVs. São carros indicados a quem gosta de esportividade combinada a um desenho marcante.
Exemplos:
Têm proposta parecida com a dos cupês, com o diferencial do teto retrátil, que pode ser feito de tecido ou de material rígido. Podem ser derivados dos próprios cupês ou de sedãs, mas também há alguns exemplos de SUVs conversíveis.
Exemplos:
Antes utilizadas apenas para o trabalho, as picapes têm conquistado cada vez mais o público urbano. Os modelos mais recentes estão cada vez mais equipados, confortáveis e fáceis de guiar. As picapes compactas são as mais indicadas para o uso na cidade por conta do tamanho de carro de passeio.
Já os modelos médios atendem muito bem o público do agronegócio, que necessita de um veículo robusto para utilizar nas zonas rurais. A versatilidade das picapes ainda serve para praticantes de atividades recreativas, uma vez que a caçamba dispõe de bastante espaço para acomodar equipamentos esportivos, bicicletas, pranchas, tralhas de praia, etc.
Exemplos
São veículos mais rústicos, voltados ao uso no fora-de-estrada por serem capazes de transpor obstáculos mais severos, como lamaçais e erosões profundas. No passado, foram utilizados em guerras e, posteriormente, no trabalho pesado do agronegócio. Os modelos mais novos são dotados de sofisticados motores e recursos de tração, que elevam o seu preço, o que faz deles veículos de recreação de um público mais endinheirado.
Exemplos: