Um dos grandes medos de muitos motoristas é a hora em que precisa trocar o pneu. Muita gente acredita ser um bicho de sete cabeças ou que é necessário muita força. No entanto, mostraremos em passos simples que é mais jeito do que força - e que a troca é mais simples do que parece.
O primeiro passo é parar o veiculo em um lugar seguro e, de preferência, plano. Em seguida, localizar o kit de ferramentas e usar o triângulo para sinalizar que seu carro está com problemas. Atenção, a distância mínima entre o carro e o triângulo é de 30 metros.
Volte ao carro e localize o estepe. Lembre-se de verificar constantemente o estado do estepe e se sua calibração está correta. Coloque o estepe embaixo do veículo como precaução, caso o macaco quebre ou haja algum outro problema. Assim, você pode evitar prejuízos.
Em seguida, posicione a chave de roda nos parafusos. Faça força somente para afrouxar as porcas. O jeito mais fácil de realizar essa operação é com o pé. Posicione a chave e force no sentido anti-horário. Afrouxe os quatro parafusos, mas ainda não os retire.
Os carros mais novos tem uma indicação de onde colocar o macaco. Procure por essa indicação, que pode ser uma seta. Se não for o caso, tateie com as mãos e procure por cavidades na parte de baixo do carro logo atrás das rodas dianteiras ou à frente das traseiras.
Use a chave de roda para girar a manivela do macaco e assim suspender o carro. Suspenda até o ponto em que seja possível colocar o novo pneu. Cuidado para não colocar o pneu em áreas plásticas, pois poderá amassa-las.
Tire os parafusos por completo e aproveite a roda para colocar no lugar do estepe, sempre com objetivo de providenciar um calço caso o carro desça do macaco. Após isso, basta fazer o procedimento de forma inversa. Coloque o estepe, trave os parafusos e baixe o carro. Com ele já no chão, volte a forçar os parafusos, dessa vez no sentido horário.
Agora basta seguir viagem e reparar o pneu furado. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante caso você tenha um pneu estepe de uso temporário, que geralmente tem algumas limitações de uso. E vale também dar uma nova calibrada em todos os pneus, pois a calibragem correta também ajuda na economia de combustível do carro.