O Volkswagen Gol Last Edition é só o representante mais recente de uma prática que se tornou comum entre os fabricantes de carros nos últimos tempos: a de criar séries especiais de despedida de modelos de sucesso.
Se você não se importa em pagar mais para ter um carro especial - ou quer mesmo é ter um pedaço da história automotiva na sua casa -, não deixe de conferir alguns automóveis de séries especiais de despedida que estão disponíveis para venda no estoque da Webmotors.
O Fiat Grazie Mille foi uma justíssima homenagem da Fiat para marcar o encerramento da produção do Uno de primeira geração, lá em 2013. Foram produzidas 2 mil unidades numeradas da série especial, equipada com elementos como grafismos exclusivos, rodas de liga leve, rádio Bluetooth, ar-condicionado e a opção de pintura no tom exclusivo verde Saquarema. O motor é o 1.0 Fire, de 66 cv.
Um vendedor de Guarapuava (PR) pede R$ 45 mil pelo Grazie Mille número 426. As fotos mostram um carro aparentemente bem cuidado e com pouco mais de 161 mil quilômetros no hodômetro. Mesmo se você não for tão apegado ao fator histórico, o Fiat ainda é uma opção de compacto racional e bem equipado.
A série especial Collection marcou o encerramento da produção do Vectra brasileiro de terceira geração, em 2011. Equipado com o motor 2.0 8V e câmbio automático, teve produção total de 2 mil unidades. Todas com rodas de liga leve de 17 polegadas e a carroceria na cor verde Lotus.
Um vendedor de Santa Terezinha de Itaipu (PR) pede R$ 45.500 pelo sedã médio, que registra 140 mil quilômetros no hodômetro. Um detalhe interessante é que, junto, vem a pasta de couro do manual do proprietário, onde fica gravada a numeração do carro dentro da série especial.
O Fusca Série Ouro, de 1996, marcou o (segundo) encerramento da produção do Volkswagen no Brasil e é considerado tão significativo que até ganhou um espaço no acervo de carros históricos da marca alemã. O "besouro" de despedida tinha diferenciais como os faróis de milha Cibiê, revestimentos internos exclusivos e o rádio toca-fitas Volksline.
Todos esses detalhes estão presentes no exemplar anunciado em Sinop (MT), que rodou pouco mais de 72 mil quilômetros. Para os que querem um pouco mais de conforto, o carro tem ainda um acessório inusitado: ar-condicionado. O preço da raridade? R$ 55 mil.
Para marcar a despedida do Uno de segunda geração, a Fiat repetiu a fórmula do Grazie Mille e lançou em 2021 o Uno Ciao, uma série especial com produção limitada a 250 unidades. Todas com a carroceria em cinza Silverstone e equipadas com rodas de liga de 14 polegadas com acabamento escurecido e adesivo lateral exclusivo. Já o motor é o 1.0 Fire de 75 cv.
Um vendedor de São Caetano do Sul (SP) pede R$ 94.990 pelo carro "018" da série especial. Uma soma maior que a pedida pela Fiat por um Argo Trekking 1.3 zero-quilômetro. Por outro lado, o Ciao rodou apenas 100 quilômetros desde que saiu da linha de montagem. E aí? Ficaria ou não com o derradeiro Uno?
Quanto você pagaria por uma Kombi? Quando o assunto é a série especial de despedida Last Edition, de 2013, o céu é o limite. O utilitário com elementos de acabamento exclusivos, que teve uma produção total de 1,2 mil carros, segue bastante valorizado no mercado de usados.
Tanto que o exemplar anunciado por R$ 150 mil em Uruçuí (PI) é um dos mais acessíveis da série Last Edition disponíveis no estoque da Webmotors. Além do visual todo original, o carro rodou cerca de 34 mil quilômetros desde que saiu da fábrica.