Carro parado por muito tempo também pode ser classificado como "severo". Se você deixou o seu estacionado por mais de dois meses e planeja retorná-lo à ativa, cuidado com os pneus.
Já falamos sobre qual combustível utilizar nessa "retomada" e sobre a validade da gasolina e outros combustíveis. Agora vamos dar dicas para revisar os pneus, que são componentes fundamentais do carro e grandes influenciadores quando o assunto é consumo de combustível.
Para tirar todas as dúvidas, consultamos engenheiros da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
A primeira coisa a se fazer é calibrar os pneus. Vá direto a um posto de combustível e nivele-os de acordo com a pressão indicada no manual - esses dados também podem estar em alguma parte do carro, normalmente na dobradiça da porta dianteira, em um adesivo na coluna.
"Manter a pressão correta é essencial para aumentar a durabilidade dos pneus", garante a SAE. Só que a realidade é diferente, já que boa parte dos veículos no Brasil circula sem a devida calibragem - pois este não é um hábito dos motoristas brasileiros.
O ideal, segundo especialistas, é realizar a calibragem semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Justamente por isso este deve ser o primeiro passo para quem for "ressuscitar" o veículo.
Outro ponto que precisa ser observado é o estado dos pneus e das pontas dos eixos que os recebem. Talvez seja uma boa hora de checar a necessidade de um balanceamento, serviço feito para corrigir qualquer desajuste causado por um buraco ou pelo grande tempo parado, por exemplo.
O balanceamento faz com que as rodas girem sem vibrações. Quando feito, o motorista roda com mais conforto e preserva a vida útil dos pneus, além de também economizar combustível.
Para notar um pneu desbalanceado é preciso reparar em detalhes, como se há trepidação de volante, bancos e/ou painel, além de uma tendência do carro de "puxar" para um dos lados.
Talvez também seja uma boa hora de fazer um rodízio. Significa fazer um revezamento entre os pneus com o objetivo de prolongar sua vida útil - isso acontece exatamente porque os conjuntos dianteiros e traseiros sofrem desgastes diferentes.
Dá até para fazer em casa, mas é importante realizar os serviços de balanceamento depois de fazer a troca.
Para entender a ordem das trocas em um rodízio, consulte o Manual do Proprietário ou o borracheiro de sua confiança. É preciso ter cuidado, pois existem carros com tração dianteira, tração traseira e 4x4, além de diferentes tipos de pneus - incluindo os que são unidirecionais, ou seja, feitos para rodar apenas em um lado.