Vai viajar no fim do ano? É hora de fazer revisão!

Veja os principais cuidados que você deve ter com seu veículo para não passar aperto e curtir o réveillon com segurança

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Roberto Dutra
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Com a proximidade do recesso e das férias de fim de ano, muita gente planeja pegar a estrada em busca de descanso e lazer. Os automóveis sem a manutenção em dia representam um verdadeiro risco aos seus usuários e respondem por 30% dos acidentes nas estradas - segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Muitos dos acidentes de trânsito no Brasil podem ser evitados, pois são causados por falhas mecânicas principalmente nos freios, na suspensão, na direção e até mesmo nos rolamentos das rodas. E, claro, é fundamental que os motoristas estejam atentos também às condições climáticas, respeitem os limites de velocidade e façam paradas regulares para descanso.

Manutenção Do Carro 1
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Crédito: iStock
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Manutenção preventiva é fundamental

"A manutenção preventiva é uma das medidas mais eficazes para reduzir o risco de acidentes, pois falhas mecânicas podem ser detectadas e corrigidas previamente. Além de aumentar a segurança, isso pode evitar despesas inesperadas e transtornos durante a viagem", afirma Leonardo Menegatti, Consultor Técnico da fabricante de rolamentos SKF.

A revisão básica deve considerar, principalmente, os itens essenciais. Ou seja, aqueles que podem comprometer o funcionamento e a segurança do veículo na estrada. O especialista da SKF recomenda que essa revisão seja feita por um profissional devidamente qualificado, focando nos seguintes pontos de atenção para garantir uma melhor dirigibilidade:

Fluidos: verifique os níveis do óleo do motor, do fluido de freio, do líquido aditivo do sistema de arrefecimento e da água do para-brisa - aproveite e confira o estado dos limpadores de para-brisa. Certifique-se de que não há vazamentos no motor e na transmissão.

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Crédito: iStock
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Freios: verifique pastilhas, discos, tambores e sapatas de freio para ver se estão em boas condições. Desconfiou qe algo não está bom, com desgaste ou alguma irregularidade? Procure um profissional e, se necessário, troque a peça.

Pneus: avalie o desgaste dos pneus, calibre na pressão recomendada pelo fabricante e, se necessário, aproveite para fazer alinhamento e balanceamento. Nunca é demais lembrar que os pneus são os únicos pontos de contato do carro com o asfalto.

Suspensão e direção: inspecione amortecedores, pivôs, bieletas, articulação axial, juntas homocinéticas, coifas, barra estabilizadora e terminal de direção. Muitas vezes algum destes componentes está danificado e o proprietário do carro nem percebe. Um sintoma clássico de problema são ruídos estranhos.

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Crédito: Divulgação/SKF
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Rodas: verifique minuciosamente as condições dos rolamentos. Veja se há ruídos ao dirigir e principalmente ao fazer curvas, pois ruídos também podem ser um indicativo de que é preciso trocar algum rolamento. Sum sintoma clássico é o rolamento "roncando" - nesse caso, troque-o.

Parte elétrica: verifique o estado da bateria, com atenção especial à oxidação nos polos. Além disso, veja o funcionamento das luzes do painel, dos faróis, das lanternas traseiras e das luzes de freio. Aproveite e confira também o estado de cabos e velas (sistema de ignição).

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Crédito: iStock
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Motor: substitua o filtro de ar toda vez que fizer a troca de óleo do motor e aproveite para verificar o sistema de sincronismo e auxiliar (tensores, polias, correia/corrente).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os carros devem ter boas condições de trafegabilidade. A multa por conduzir veículos em mau estado de conservação é considerada grave, com perda de cinco pontos na CNH e pagamento de multa de R$ 195,23, além da apreensão do veículo.

"Além de colocar em risco a vida das pessoas e do próprio condutor, a falta de manutenção preventiva afeta o desempenho do veículo, gera aumento no consumo de combustível e sujeita o condutor às penalidades por parte das autoridades de trânsito. Portanto, fazer revisões regulares é uma forma de garantir a segurança de todos e mitigar prejuízos", adverte Leonardo Menegatti, Consultor Técnico da fabricante de rolamentos SKF.

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