Muitos dos acidentes de trânsito no Brasil podem ser evitados, pois são causados por falhas mecânicas principalmente nos freios, na suspensão, na direção e até mesmo nos rolamentos das rodas. E, claro, é fundamental que os motoristas estejam atentos também às condições climáticas, respeitem os limites de velocidade e façam paradas regulares para descanso.
Manutenção preventiva é fundamental
"A manutenção preventiva é uma das medidas mais eficazes para reduzir o risco de acidentes, pois falhas mecânicas podem ser detectadas e corrigidas previamente. Além de aumentar a segurança, isso pode evitar despesas inesperadas e transtornos durante a viagem", afirma Leonardo Menegatti, Consultor Técnico da fabricante de rolamentos SKF.A revisão básica deve considerar, principalmente, os itens essenciais. Ou seja, aqueles que podem comprometer o funcionamento e a segurança do veículo na estrada. O especialista da SKF recomenda que essa revisão seja feita por um profissional devidamente qualificado, focando nos seguintes pontos de atenção para garantir uma melhor dirigibilidade:
Fluidos: verifique os níveis do óleo do motor, do fluido de freio, do líquido aditivo do sistema de arrefecimento e da água do para-brisa - aproveite e confira o estado dos limpadores de para-brisa. Certifique-se de que não há vazamentos no motor e na transmissão.
Freios: verifique pastilhas, discos, tambores e sapatas de freio para ver se estão em boas condições. Desconfiou qe algo não está bom, com desgaste ou alguma irregularidade? Procure um profissional e, se necessário, troque a peça.
Pneus: avalie o desgaste dos pneus, calibre na pressão recomendada pelo fabricante e, se necessário, aproveite para fazer alinhamento e balanceamento. Nunca é demais lembrar que os pneus são os únicos pontos de contato do carro com o asfalto.
Vai comprar um carro novo? Simule aqui seu financiamento!
Suspensão e direção: inspecione amortecedores, pivôs, bieletas, articulação axial, juntas homocinéticas, coifas, barra estabilizadora e terminal de direção. Muitas vezes algum destes componentes está danificado e o proprietário do carro nem percebe. Um sintoma clássico de problema são ruídos estranhos.
Rodas: verifique minuciosamente as condições dos rolamentos. Veja se há ruídos ao dirigir e principalmente ao fazer curvas, pois ruídos também podem ser um indicativo de que é preciso trocar algum rolamento. Sum sintoma clássico é o rolamento "roncando" - nesse caso, troque-o.
Parte elétrica: verifique o estado da bateria, com atenção especial à oxidação nos polos. Além disso, veja o funcionamento das luzes do painel, dos faróis, das lanternas traseiras e das luzes de freio. Aproveite e confira também o estado de cabos e velas (sistema de ignição).
Motor: substitua o filtro de ar toda vez que fizer a troca de óleo do motor e aproveite para verificar o sistema de sincronismo e auxiliar (tensores, polias, correia/corrente).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os carros devem ter boas condições de trafegabilidade. A multa por conduzir veículos em mau estado de conservação é considerada grave, com perda de cinco pontos na CNH e pagamento de multa de R$ 195,23, além da apreensão do veículo.
Anuncie seu carro na Webmotors: é fácil e rápido!
"Além de colocar em risco a vida das pessoas e do próprio condutor, a falta de manutenção preventiva afeta o desempenho do veículo, gera aumento no consumo de combustível e sujeita o condutor às penalidades por parte das autoridades de trânsito. Portanto, fazer revisões regulares é uma forma de garantir a segurança de todos e mitigar prejuízos", adverte Leonardo Menegatti, Consultor Técnico da fabricante de rolamentos SKF.
Comentários