Todo mundo conhece alguém que passa mal durante uma viagem de carro. Muitas pessoas sofrem com náuseas e, às vezes, precisam até parar para no acostamento para... bem, você sabe: botar pra fora aquela sensação ruim.
Se você é exatamente essa pessoa ou constantemente viaja com alguém que fica enjoado demais, preparamos sete dicas para amenizar essa sensação horrível, que em alguns casos estraga completamente o passeio.
A primeira dica é bem simples: abra uma janela e tome um pouco de ar fresco. E, se for possível, faça paradas regulares e estique as pernas para relaxar um pouco. Vai ajudar muito!
Acredita-se que o contato visual com o caminho ajuda a diminuir o enjoo. Simplificando, quando você experimenta movimento de surpresa, fica mais suscetível a sentir náuseas. Isso se deve à confusão entre o que seus olhos vêem, o que seu ouvido interno sente e as mensagens que seu cérebro recebe. Então, acompanhe a viagem pelo para-brisa para não ficar ruim.
Pode parecer estranho, mas tirar uma soneca (isso se você não estiver no volante, claro) é uma ótima maneira de evitar os efeitos do enjôo.
Um biscoito seco e sem graça pode ajudar a aliviar as náuseas, pois irá resolver qualquer ácido que esteja irritando seu estômago.
Por essa você não esperava. Algumas pessoas juram que o gengibre é uma ótima maneira de aliviar a náusea. Não coma uma grande refeição recheada de gengibre, mas apenas um biscoito de gengibre, um refrigerante de gengibre ou chupe um pirulito de gengibre.
A moderação é a chave para um estômago estável, e uma alimentação saudável ajuda. Não coma hambúrgueres gordurosos e outros fast foods antes e viajar. Mas você também não deve pegar a estrada com o estômago vazio. Alimente-se bem, mas com algo leve.
Vá dormir ou aprecie a vista pela janela. Ter a cabeça baixa é uma receita para revirar o estômago.