Existem carros que você vê aos montes rodando por aí, mas outros são raros de se encontrar nas ruas ou até mesmo à venda. É o caso, por exemplo, de muitos esportivos japoneses dos anos 90 - que, naquela época, só chegavam via importação independente. Também podemos pensar em alguns carros nacionais que duraram pouco e hoje são quase lendas.
É o caso do cupê apimentado Bianco, fabricado pela empresa brasileira homônima no fim da década de 70. Raro, o modelo existe à venda no estoque da Webmotors, assim como outras alternativas muito inusitadas que também estão disponíveis.
Confira a seguir uma seleção de modelos difíceis de se ver rodando, e que podem deixar sua garagem bem exclusiva.
Fundada em 1985 nos Estados Unidos, a Saturn é uma daquelas marcas que muitos brasileiros nunca conheceram. Joint-venture do grupo General Motors, a fabricante foi responsável por alguns modelos importantes, entre eles alguns conhecidos por aqui. Lembram do Vue? Provavelmente não por esse nome, mas sim por Captiva. Pois é, o famoso SUV da Chevrolet era uma versão rebatizada do utilitário produzido pela Saturn.
Outro modelo famoso da marca era o sedã SL-2. O três volumes era uma aposta contra o avanço dos três volumes japoneses no mercado dos Estados Unidos. Com essa proposta, o modelo tinha visual mais ousado e motor pequeno, de quatro cilindros e 1.9 litro, algo incomum em carros americanos.
Ainda assim, o SL é um dos modelos mais conhecidos da Saturn. Algumas unidades do sedã chegaram ao Brasil nos anos 1990 via importação independente. Uma das unidades do SL-2 pode ser encontrada no estoque da Webmotors por R$ 59.900. Bem cuidado e com placa preta, o três volumes é anunciado em São Paulo. A unidade tem pouco mais de 89 mil quilômetros rodados.
Não são apenas carrões que chamam a atenção no trânsito: alguns modelos pequenos também atraem. Normalmente isso acontece porque são relativamente raros, mas também pode ser apenas pelo design simpático ou pela sensação de que são funcionais no dia a dia. O KIa Picanto é um desses automóveis.
O subcompacto da marca coreana foi vendido no Brasil entre 2006 e 2018. Chegou com motor 1.1 de 64 cv, sofreu uma leve reestilização no ano seguinte e mudou de motor em 2008, para um 1.0 de 61 cv. Em 2011 veio uma nova geração, com motor 1.0 flex de até 80 cv, que proporcionava um desempenho bem divertido. Saiu de linha depois que veio a série limitada GT, de 100 unidades.
No total, cerca de 42 mil unidades foram vendidas. No estoque Webmotors é possível achar o Picanto com preços de R$ 20 mil a R$ 60 mil. Com qualquer um deles você atrairá sorrisos no trânsito - inclusive pelo nome curioso do carro.
Se o assunto é carro raro, também temos um representante nacional: o Bianco S é o que podemos chamar de mosca branca. Com carroceria toda em plástico e fibra de vidro, o modelo era produzido quase de forma artesanal em Diadema, no interior de São Paulo, no fim da década de 70. A base era da Volkswagen Brasília, que emprestava o chassi e o motor 1.6.
O Bianco S era uma das iniciativas de produção nacional durante o período da ditadura militar, onde o mercado nacional ficou praticamente fechado. Apesar do mercado com pouca concorrência, o modelo vendeu pouco - até porque a produção foi pequena. No estoque da Webmotors, é possível encontrar duas unidades. Uma é 1979, na cor vermelha. Aparentemente em boas condições, é oferecida por R$ 149.900.
Trazido para o Brasil apenas de forma independente, o Lincoln Aviator é um dos carros usados pelas tradicionais agências de investigação dos Estados Unidos, como CIA e FBI. O modelo grandalhão normalmente é equipado com motores parrudos e acomoda com conforto até sete pessoas.
Por aqui, é difícil de encontrar qualquer unidade na rua, mas encontramos algumas à venda no estoque da Webmotors. Caso de um, ano 2021, quase zero, com apenas 3.700 quilômetros rodados, na cor azul metálico.
O SUV de mais de 5 metros de comprimento tem sistema híbrido plug-in combinado com motor V6 3.0. A mecânica é capaz de render até 494 cv de potência e 63 kgf.m de torque. A força é enviada às quatro rodas de forma integral e o câmbio é automático de 10 marchas.
O modelo ainda tem teto solar panorâmico, bancos de couro, acabamento em madeira e som Revel Ultima, entre outros itens de conforto. O valor pedido pelo proprietário de São Paulo para quem quer tirar onda de agente (quase) secreto é R$ 980 mil.
Já que citamos os esportivos japoneses lá em cima, nada mais justo do que fechar com um dos icônicos representantes desse nicho. O Acura NSX não chegou a ser vendido oficialmente no Brasil, por isso é difícil de ver uma unidade rodando por aqui. As que existem foram trazidas de forma independente.
O modelo tem design imponente, com linhas retas e faróis escamoteáveis - moda nos anos 1990. Na linha 1991, por exemplo, o motor era um V6 3.0 litros, com 276 cv de potência, associado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de cinco.
No estoque da Webmotors, encontramos uma unidade desse mesmo ano, com pouco mais de 59 mil quilômetros rodados. O modelo é anunciado por um proprietário de São Paulo. Sonho de consumo de muitos amantes da franquia "Velozes e Furiosos" e de jogos como "Need For Speed Undergrownd", o modelo cobra caro pela exclusividade: R$ 2 milhões.