5 carros usados com teto solar por até R$ 50 mil

Montamos uma listinha para quem gosta de dar um rolê com o possante apreciando o céu e com uma leve brisa na cabeça

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Marcelo Monegato
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Carros conversíveis não fazem muito sucesso no Brasil, é verdade. No entanto, os possantes com teto solar acabam seduzindo boa parte dos consumidores por uma questão de gosto (estética), valorização do veículo no momento da revenda, ou por simplesmente permitir aquele rolê com a chance de apreciar o sol, céu, lua ou as estrelas com uma leve brisa na cabeça.

De olho em quem aprecia este equipamento, o time do WM1 preparou uma lista com cinco carros usados com teto solar e que custam menos de R$ 50 mil – ou seja: são mais baratos que um Renault Kwid ou Fiat Mobi zero-quilômetro.

Depois de ver a lista, diga nos comentários qual você teria. E se não for nenhum desses, não deixe de dividir conosco qual seria. Combinado?

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5 carros usados com teto solar por menos de R$ 50 mil

1 - Hyundai i30

Hyundai I30 Matéria
O Hyundai I30 de primeira geração fez sucesso pelo design e pela boa performance
Crédito: Reprodução/Webmotors
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Vamos começar nossa lista com um carro que fez muito sucesso há pouco mais de 10 anos, mas que continua muito cultuado. Estamos falando da primeira geração do Hyundai i30, que abaixo de R$ 50 mil é encontrada nos anos 2009 (modelo 2010) e 2011 (modelo 2012).

O motor era sempre o mesmo: 2.0 aspirado de quatro cilindros, somente a gasolina, que entregava 145 cv de potência máxima e 19 kgf.m de torque. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

O Hyundai i30 tinha de série rodas de liga leve de 17 polegadas, airbag duplo frontal, ar-condicionado, rádio CD Player, entre outros. O teto solar era um opcional que fazia parte de um pacote muito adquirido pelos compradores, que incluía ainda bancos revestidos de couro, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento traseiro.

2 – Ford Focus

Ford Focus 01
Em sua última geração vendida no Brasil, o Ford Focus tinha motor com 178 cv de potência máxima
Crédito: Reprodução/Webmotors
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Outro carro com teto solar que vale nosso destaque é o Ford Focus, tanto na versão hatch quanto na sedã. Aqui, as unidades anunciadas na Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, foram fabricadas entre os anos de 2009 e 2014, nas versões Ghia, Titanium e Titanium Plus.

Os modelos mais antigos eram equipados com motor 2.0 flex de quatro cilindros, aspirado, que entregava até 148 cv de potência máxima 19,5 kgf.m de torque. O câmbio era automático de quatro marchas.

Nas configurações mais recentes, as últimas do modelo comercializadas no Brasil, o propulsor também era 2.0 flex de quatro cilindros, aspirado, mas a potência chegava aos 178 cv e o torque batia nos 22,5 kgf.m. Neste caso, a transmissão era automática de seis velocidades.

Nos modelos Titanium Plus de 2015, o pacote de equipamentos de série era bem interessante, com o teto solar de série. Seis airbags, câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, controles de tração e estabilidade, e rodas de liga leve de 17 polegadas completavam os principais itens de fábrica.

Já a configuração Ghia, que começou a ser vendida em 2009, tinha uma lista mais enxuta, porém “ok” – teto solar, só para matar a curiosidade, era de série. Rodas de liga leve de 16 polegadas, airbag duplo frontal, ar-condicionado automático de duas zonas também faziam parte da lista.

3 – Nissan Tiida

Nissan Tiida 01
Nissan Tiida na versão SL tinha, além do teto solar, motor 1.8 flex e câmbio manual ou automático
Crédito: Reprodução/Webmotors
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Desse aqui poucos lembram, mas os antigos proprietários têm boas recordações: Nissan Tiida. Na nossa seleção, o hatch é encontrado na configuração apenas SL, com fabricação entre 2010 (modelo 2011) e 2012 (modelo 2013).

O Tiida era equipado com motor 1.8 de quatro cilindros, aspirado, e flex, que entregava 126 cv de potência máxima e17,5 kgf.m de torque máximo, quando abastecido com etanol. O câmbio podia ser automático de quatro velocidades ou manual de seis marchas.

O Nissan Tiida SL tinha a mesma lista de equipamentos (sem opcionais), não importava seu ano de fabricação. Aliás, era a única configuração com teto solar. Airbag frontal, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, piloto automático, rádio CD Player, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros equipamentos "recheavam" o modelo.

4 – Fiat Bravo

O Fiat Bravo tinha teto solar tanto na versão Sporting quanto na apimentadíssima T-Jet
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O Fiat Bravo também não é um carro muito lembrado, mas aqui no WM1 este hatch jamais será esquecido. Especialmente as unidades com teto solar por menos de R$ 50 mil, que são encontradas nas versões Sporting e T-Jet fabricadas entre os anos de 2011 e 2016.

Na configuração Sporting, o motor era o conhecido 1.8 flex, aspirado e de quatro cilindros, que atingia potência máxima de 132 cv e torque de 18,6 kgf.m, com etanol. A transmissão era manual ou automatizada (Dualogic) de cinco velocidades.

A versão T-Jet, por sua vez, trazia sob o capô um motor 1.4 turbo de quatro cilindros, somente a gasolina, que entregava 152 cv de potência e 21,1 kgf.m de torque. O câmbio era sempre manual de seis marchas.

As listas de equipamentos de série das duas versões tinham suas diferenças, mas o teto solar era de fábrica em ambas. A Sporting oferecia também airbag frontal, ar-condicionado e rodas de liga de 17 polegadas. O T-Jet conseguia ir além, com climatizador automático de duas zonas, controles de tração e estabilidade, e sensor de estacionamento traseiro – faróis de LED, e airbags laterais e de cortina eram opcionais somente na configuração turbinada.

5 – Volkswagen Golf

O Volkswagen Golf fecha a nossa lista nas versões Sportline e GT
Crédito: Reprodução/Webmotors
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Não poderíamos fechar essa lista sem trazer o bom e velho Volkswagen Golf. É possível encontrar unidades com teto solar na Webmotors nas versões Sportline e GT. A produção aconteceu entre os anos de 2009 e 2014.

Na opção Sportline era possível encontrar unidades com motor 1.6 flex, aspirado e de quatro cilindros, que desenvolvia 104 cv de potência e 15,6 kgf.m de torque. Aqui, o câmbio era manual de cinco marchas. Também havia uma opção com motor 2.0 flex de quatro cilindros, aspirado, de 120 cv e 18,4 kgf.m. Neste caso, uma transmissão automática de seis velocidades vinha de série.

Na opção GT, o motor era o mesmo 2.0, mas o câmbio era manual de cinco marchas.

Entre os itens de série, o destaque vai (dependendo da versão) para rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, airbag duplo frontal, ar-condicionado e, claro, o teto solar.

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