Sucesso de vendas desde o lançamento, em junho do ano passado, a nova Fiat Strada foi o carro mais vendido no Brasil durante o primeiro trimestre de 2021. A picapinha, que domina com folga o segmento há mais de duas décadas, estreou a segunda geração com diversas melhorias mecânicas e de conteúdo.
Em sua versão topo de linha, a Strada Volcano cabine dupla tem preço sugerido de R$ 89.835, e traz de série a motorização Firefly 1.3 flex de até 109 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque. O modelo ainda conta com quatro airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia, entre outros itens.
A Strada Volcano tem capacidade de carga de 650 kg e a sua caçamba tem volume de 844 litros.
Mas, com o valor de uma Strada Volcano zero quilômetro é possível adquirir picapes médias usadas, que podem ser uma opção mais vantajosa para quem necessita carregar maior volume ou peso de carga. Além de serem equipados com motores mais potentes, os modelos médios são mais robustos devido à sua construção de cabine e caçamba montadas sobre chassi de longarinas.
Confira abaixo cinco opções de picapes médias usadas que custam o mesmo que uma Strada Volcano 0km.
A versão de entrada da S10 era equipada com o antigo motor 2.4 flex de até 147 cv de potência e 24,1 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático de cinco marchas e tração traseira. A picape possui caçamba com volume de 1.061 litros e é capaz de levar 982 kg de carga útil.
A Ranger flex leva sob o capô o motor que equipava a versão de entrada do Fusion. O propulsor gera 173 cv e 24,7 kgf.m, associado à caixa manual de cinco velocidades. A picape da Ford pode carregar 1.291 kg de carga útil, enquanto a caçamba pode levar volumes de até 1.180 litros.
Pouco lembrada quando se fala em picapes médias, a Nissan Frontier é tão competente quanto as concorrentes. Ainda mais quando se fala do seu motor 2.5 turbodiesel de 190 cv e 45,8 kgf.m, combinado ao câmbio manual de seis marchas e à tração 4x4 com acionamento eletrônico. A Frontier tem caçamba de 1.012 litros e pode carregar até 1.030 kg.
Para quem prefere o conforto de um câmbio automático de quatro marchas, a Toyota Hilux SRV flex pode ser uma opção, embora o consumo do motor 2.7 flex de 163 cv e 25 kgf.m seja o seu maior ponto fraco. A carga útil é de 815 kg e a caçamba acomoda até 1.036 litros de carga.
Outra opção para quem prefere picapes a diesel com tração 4x4, a Volkswagen Amarok se destaca pelo conforto e dirigibilidade muito próximos dos de carros de passeio. Nesta versão, o motor 2.0 a diesel com apenas um turbo gera 140 cv de potência, mas o torque chega a 34,7 kgf.m a apenas 1.600 rpm. A transmissão manual de seis marchas agrada pelos engates precisos. A picape leva 1.047 kg e a caçamba possui volume de 1.200 litros.
Caso uma picape média seja um tanto grandalhona e desajeitada para as suas necessidades, a Fiat Toro é uma opção mais próxima à da proposta da Strada cabine dupla. Neste caso, a Toro Freedom com a motorização 2.4 flex de 186 cv e 24,9 kgf.m e o moderno câmbio automático de nove marchas fornece desempenho superior ao do motor 1.8 flex de 139 cv e 19,1 kgf.m. A picape tem carga útil de 650 kg e a sua caçamba tem volume de 820 litros.