A Fiat só estreou como fabricante no Brasil em 1976, quando concorrentes como Chevrolet e Volkswagen já produziam veículos por aqui há mais de uma década. Mas os carros da marca acabaram caindo no gosto do consumidor local e, em pouco tempo, a fabricante já estava entre as principais do nosso mercado, com vários modelos que acabaram entrando para a história das famílias ou ficando na memória dos entusiastas.
Se você pretende comprar aquele automóvel para curtir (e até para uso diário, por que não?) e sem gastar muito dinheiro, confira algumas opções de modelos interessantes da Fiat por até R$ 20 mil que estão disponíveis no estoque Webmotors.
Uma lista de modelos clássicos brasileiros da Fiat não estaria completa sem a presença do pioneiro 147. Primeiro nacional a combinar a carroceria compacta com motor transversal - configuração hoje praticamente padrão entre os hatches de entrada - está ficando cada vez mais caro no mercado de usados, já que há anos deixou de ser um velhinho para se tornar uma raridade nacional.
Por R$ 17.000, um anunciante do Rio de Janeiro (RJ) oferece um 147 C de 1980. Nas imagens, dá para se notar que o carrinho aparenta um ótimo estado de conservação geral e ainda é de único dono. É o típico carro de uso, que foi ganhando melhorias ao longo das décadas mesmo que sacrificando (um pouco) a originalidade. Além das rodas de liga leve da linha Volkswagen, traz câmbio de cinco marchas e até ar-condicionado.
As versões topo de linha do Uno atingiram o seu ápice no mercado brasileiro justamente em seus últimos anos. Quando o assunto era luxo, o melhor Uno que você poderia comprar em 1995 era o 1.6 MPI, que trazia o motor argentino 1.6 Sevel combinado com uma injeção multiponto para desenvolver bons (para a época) 94 cv. Isso sem contar a boa oferta de equipamentos e o visual externo mais caprichado, com direito a rodas de liga leve.
Um anunciante de Betim (MG) oferece um exemplar de quatro portas, descrito como "extremamente conservado, completo de fábrica". Além do visual externo original, o modelo traz itens como CD player, ar-condicionado, faróis auxiliares, vidros e travas elétricas e o painel completo, com direito a indicador luminoso de portas-abertas. O valor pedido é R$ 21 mil. Um pouco acima da faixa de corte deste texto, mas uma diferença muito pequena para um carro que, aparentemente, está muito bom.
A station wagon importada da Itália era um passo adiante em relação ao Tempra brasileiro. Trazia o motor 2.0 8V de 109 cv usado nas versões mais baratas do carro feito em Betim (MG). Porém, além da plataforma mais atual (e não aquela adaptada do argentino Regata), encantava pelo painel distinto e com quadro de instrumentos digital.
Um anunciante de Vargem Grande Paulista (SP) oferece por R$ 16.500 um exemplar deste verdadeiro "neocolecionável" dos anos 1990. Segundo o vendedor, o carro ficou durante 20 anos na mesma família e passou recentemente por uma revisão geral. O comprador leva manual e chave reserva.
Em 1997, o sedã Fiat Tempra passou por uma reestilização que durou apenas um ano, pois já no ano seguinte o modelo seria substituído pelo Marea. Isso torna esses Tempra de última leva mais difíceis de serem achados do que os modelos mais antigos. Que também já não são muito frequentes nas ruas brasileiras.
Um anunciante de São Paulo (SP) oferece por R$ 14.000 um exemplar da versão HLX de 1997, equipado com o motor 2.0 16V de 127 cv. Apesar da ausência do ar-condicionado automático opcional, tem o banco do motorista com ajuste elétrico e apresenta um bom estado geral.
Os mais velhos vão estranhar a presença de uma Palio Weekend nesta lista. Mas já faz mais de 20 anos que o modelo foi lançado, e está cada vez mais difícil de achar unidades bem conservadas dos primeiros anos de produção. Ainda mais da configuração topo de linha Stile, com o motor 1.6 16V.
Anunciado em Ituporanga (SC), a Palio Weekend Stile 2003 traz um aspecto externo bem cuidado para a idade, com o acréscimo de rodas de liga leve vindas do sedã Cronos. Além do interior bem conservado, a station wagon traz ainda ar-condicionado e airbag do motorista - este, um item raro para a época. O preço pedido é de R$ 19.900.