5 SUVs raiz esquecidos, mas bons demais de negócio

Com tração 4x4 e muita disposição, esses modelos representam a essência do segmento dos utilitários esportivos

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Lucas Cardoso
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Até a popularização dos SUVs, os representantes desse segmento sempre foram veículos capazes de transitar entre dois mundos: o urbano e o das trilhas.  Essa versatilidade, fruto da tração 4x4 e da resistência, comuns a esses modelos, se perdeu com o tempo. Hoje, SUVs são fundamentalmente urbanos e a categorização diz respeito mais ao formato da carroceria.

A maioria desses representantes "raiz" está no mercado dos usados. Fizemos uma lista com cinco modelos que reúnem essas características e que custam a partir de R$ 30 mil. Alguns desses utilitários são pouco lembrados, mas representam bem o segmento e, se encontrados em boas condições, são bom negócio.

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Confira cinco SUVs raiz:

O Suzuki Vitara tem visual moderno e versão com motor turbo
Crédito: Divulgação
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Suzuki Vitara 2ª geração

O Suzuki Vitara de segunda geração foi lançado por aqui em 2016. Um dos nomes mais tradicionais da marca japonesa vendido no Brasil, o modelo era montado sobre a plataforma do S-Cross e agradava pela versatilidade. Era um SUV bom de guiar em ambientes urbanos e se saía bem em trilhas.

Fora de linha desde 2021, o modelo tem duas opções de conjunto mecânico, uma com motor 1.6, de 126 cv de potência e 16,7 kgf.m de torque. A segunda usa o 1.4 turbo, capaz de render até 146 cv e 23,5 kgf.m de torque. Ambos a gasolina, com transmissão automática de seis velocidades e tração integral nas quatro rodas.

Entre os usados, o modelo pode ser encontrado com preços a partir de R$ 60 mil. A maioria das unidades disponíveis parece ser bem cuidada e, por ser um modelo atual, estão bem equipadas. Vale a pena conferir.

O Pajero TR4 durou 12 anos no mercado brasileiro, e deixou saudades
Crédito: Divulgação
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Mitsubishi Pajero TR4

Se a busca é por um jipinho raiz, o Mitsubishi Pajero TR4 é uma das alternativas no mercado de usados. Vendido de 2002 até 2014, o SUV com tração 4x4 é conhecido pela sua durabilidade, resistência e desempenho em trilhas. O motor usado no modelo nas primeiras linhas era o 2.0 16 válvulas a gasolina, de 131 cv de potência. A partir de 2007, esse mesmo propulsor passou a ser flex, mantendo a potência.

Em 2010, o conjunto ficou ligeiramente mais potente, rendendo até 140 cv de potência. A única coisa que não mudou nesse período foi o apetite do motor para gasolina. Segundo o Inmetro, ele faz no máximo 9,1 km/l na estrada (gasolina).

Com etanol, essa média cai para 6,4 km/l. É o preço da valentia do SUV, que podia vir com câmbio automática de quatro velocidades ou manual de cinco marchas. O sistema de tração tinha quatro opções de uso: 4x2, 4x4 on-road, 4x4 off-road e 4x4 reduzida.

O Pajero TR4, já em suas versões flex, pode ser encontrado com preços a partir de R$ 35 mil no estoque da Webmotors.

O Tracker de primeira geração era "gêmeo" dos Suzuki Vitara da mesma época
Crédito: Divulgação
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Chevrolet Tracker

O Chevrolet Tracker de 1ª geração é o terceiro trilheiro da lista e o mais barato SUV dentre os citados aqui. O preço parte de R$ 30 mil. Ainda assim, o utilitário oferece um conjunto valente para o off-road. Importado da Argentina (onde era fabricado com o "irmão gêmeo" Suzuki Grand Vitara também de 1ª geração), o SUV veio primeiro com motores a diesel Mazda, e depois Peugeot (2001-2003), saiu de linha e em 2008 voltou com motor Suzuki 2.0 a gasolina, de 132 cv, com transmissão manual de cinco marchas, tração 4x4 na alavanca e reduzida idem.

Há poucas unidades desse Tracker por aí, especialmente em boas condições, mas certamente os bem cuidados darão alegria para os seus futuros proprietários. Dá uma olhada no acervo à venda na Webmotors.

O Jeep Cherokee Sport tinha motor V6 que rendia mais de 200 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Jeep Cherokee Sport

A tradição da Jeep no off-road é inegável e o Cherokee Sport honra isso. Em sua quarta geração, vendida por aqui de 2008 e 2014, o utilitário 4x4 da marca das sete fendas entregava disposição para o fora-de-estrada com um "algo mais". Isso porque o modelo vinha equipado com o parrudo motor 3.7 V6 a gasolina, que rendia até 205 cv de potência e 32 kgf.m de torque. Para controlá-lo, a  transmissão era automática de quatro marchas e o sistema de tração era integral sob demanda.

O modelo também entregava conforto acima da média, além de uma série de equipamentos bacanas. Em compensação, o consumo não era exemplar. Ainda assim, o desempenho em trilhas é inegável. No estoque da Webmotors, é possível encontrar o modelo por menos de R$ 50 mil.

O Land Rover Defender manteve o visual clássico até 2016
Crédito: Divulgação
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Land Rover Defender

O Land Rover Defender é o tipo de jipe "raiz" que merece sempre ser lembrado. Clássico que é, o SUV britânico em suas linhas de 1998 a 2005 - época em que era fabricado aqui no Brasil - tem uma mecânica confiável combinada ao visual clássico dos jipes.

Em suas duas versões, de duas (90) e quatro portas (110), o Defender vinha equipado com motor quatro cilindros 2.5 turbodiesel, que rendia até 115 cv de potência e 29,6 kgf.m de torque. A transmissão era manual de cinco marchas e a tração, integral permanente. No estoque da Webmotors, é possível encontrar unidades do clássico SUV da Land Rover por R$ 100 mil.

 

Tags:SUV
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