7 dúvidas sobre como vender um carro financiado

Entenda como você pode vender o seu carro com financiamento em andamento

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. 7 dúvidas sobre como vender um carro financiado
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando compramos um carro financiado o nosso objetivo é conseguir pagar todas as parcelas acordadas. Porém, mesmo com planejamento, por diversos fatores, muitos motoristas não conseguem mais pagar as parcelas e precisam se desfazer do carro.

Diante disso, como vender um carro financiado? Com essa pergunta, outras surgem. Tem como vender um carro durante o financiamento? É possível transferir um veículo financiado? Como funciona a transferência? Vale a pena vender carro financiado?

Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo com todas as respostas necessárias para que você entenda tudo sobre como vender um carro financiado!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Caso tenha dúvida sobre ser possível ou não vender carro financiado, a resposta é: sim
Crédito: iStock
toggle button

1. Como vender um carro durante o financiamento?

Antes de tudo, é preciso entender que é possível, sim, vender um carro financiado. Você pode vendê-lo de duas formas diferentes:

  • encontrando um comprador que aceite pagar o valor do veículo à vista; ou
  • transferindo o financiamento para outra pessoa.
  • Durante a negociação do seu carro financiado é preciso tomar alguns cuidados:

    • Levante todos os valores que podem estar envolvidos na negociação, entre eles o valor exato que falta pagar pelo carro e os juros do restante do financiamento. Com essas informações, o vendedor deve estabelecer um preço mais justo para o veículos e o comprador, consequentemente, pagar um valor mais adequado.
    • Cheque os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento. Existe a possibilidade de o pagamento destes tributos se tornarem obrigação do comprador, caso o vendedor não tenha quitado, ainda.
    • Faça uma pesquisa junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para ver se não há nenhuma pendência em aberto.
    • Consulte o Gravame, que é um registro que mostra se o veículo em negociação está ou não vinculado a algum tipo de contrato, como o de financiamento - mas pode ser também ligado a um consórcio, arrendamento ou empréstimo. Este registro é feito no Sistema Nacional de Gravames (SNG), que está interligado ao Detran.
    • Verifique se o comprador tem como comprovar a renda e se está com o nome limpo, sem qualquer restrição. Caso o comprador não tenha como comprovar a renda ou não esteja com o nome limpo, um novo financiamento poderá ser negado pelo banco.
    • Agora vamos às duas formas de vender um carro financiado.

      Vender carro financiado à vista

      O maior empecilho para quem escolhe essa opção é encontrar um interessado com dinheiro à vista para comprar o carro. Caso encontre, basta quitar a dívida pendente do veículo diretamente com a empresa que realizou o financiamento.

      Se não encontrar essa pessoa, a saída é a segunda opção: a transferência de veículo financiado.

      Venda de veículo por transferência

      Ainda existem pessoas que questionam se é possível transferir um veículo após o financiamento. Mas sim: uma alternativa para quem quer vender carro nessa situação é a transferência. Nela, a pessoa interessada assume a dívida a partir do momento em que foi aprovada a negociação.

      Porém, além do comprador do seu veículo, para tudo dar certo é necessário que a instituição financiadora ou o banco aprove o crédito para que a transferência seja realizada. Por isso, é de extrema importância que o futuro dono do seu carro tenha condições financeiras para que o negócio seja aprovado.

      Fique atento às melhores condições de financiamento de veículos
      Crédito: iStock
      toggle button

      2. Como fazer a transferência de carros financiados?

      Quando você notar a necessidade de vender o carro financiado e optar pela transferência, antes de qualquer anúncio o ideal é primeiro entrar em contato com a instituição financeira - ou o banco responsável pelo financiamento do seu carro.

      Esse primeiro passo é importante, pois você saberá quais ações são necessárias para a aprovação da transferência. Uma das especificações, por exemplo, é o fato de você conseguir transferir o veículo somente após pagar uma quantidade mínima de parcelas - instituído por cada credor.

      Outra particularidade da transferência de veículo é que ela só pode ser feita entre duas pessoas físicas ou duas jurídicas. Você não irá conseguir uma negociação entre física e jurídica ou vice-e-versa. Portanto, durante a negociação é sempre importante perguntar ao interessado essa informação.

      Ao encontrar um comprador que aceite fazer a transferência de carro financiado, chegou a hora do próximo passo. Será necessário entrar em contato com a instituição financeira ou banco novamente para informá-lo sobre o comprador. A empresa, então, vai avaliar o histórico financeiro para analisar a capacidade financeira do interessado.

      Após a aprovação do credor, hora de organizar toda a documentação para a transferência e pagar as taxas necessárias. Finalizado todo esse processo, as chaves do veículo (e as parcelas restantes) passam para o novo dono e você ficará livre de toda a responsabilidade com o carro.

      3. Qual o custo para transferir um veículo financiado?

      A dúvida de muitas pessoas é sobre o quanto vai gastar para fazer a transferência de um veículo financiado. Porém, não podemos dizer ao certo uma quantia, pois eles vão mudar conforme o estado e o credor daquele financiamento.

      Portanto, é importante conferir com a instituição financeira ou banco o valor da taxa de transferência de veículo. Esse valor pode ser quitado pelo vendedor, pelo comprador ou ambos podem dividir - vai depender da negociação que você fizer.

      Além da taxa de transferência, é importante estar atento a outros débitos para que a negociação seja aprovada pelo credor. O veículo precisa ter todas as obrigações, como IPVA, licenciamento e multas, pagas para que a aprovação seja realizada.

      4. Qual documentação necessária para a transferência?

      Assim como os valores mudam de acordo com cada instituição financeira ou banco, o mesmo ocorre com a documentação, sendo diferente em cada estado. De qualquer forma, é comum serem solicitados os mesmos documentos utilizados para a compra do veículo, com uma ressalva ou outra.

      Para ajudá-los, separamos os mais comuns abaixo:

      • RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - cópia e original
      • Comprovante de endereço em nome do comprador ou de parente de 1º grau - cópia
      • Comprovante de renda atualizado e extratos de movimentações bancárias - cópia dos últimos três meses
      • Certificado de Registro de Veículo (CRV) do atual proprietário, preenchido em nome do futuro comprador (com firma reconhecida por ambos) - original
      • Taxa de Emissão do novo CRV - comprovante de pagamento
      • A venda de carro financiado vai depender muito da sua situação financeira e do planejamento
        Crédito: iStock
        toggle button

        5. Vale a pena vender um carro financiado?

        A venda de carro financiado vai depender muito da sua situação financeira e do planejamento que você fez no ato da compra do veículo. A partir do momento em que o pagamento das parcelas está comprometendo outras despesas essenciais, vale a pena, sim, negociar o seu modelo.

        Porém, tenha em mente que essa negociação não irá gerar lucro para você. Além de não ter mais o seu carro na garagem, dependendo da quantidade de parcelas restantes, é possível que a negociação seja feita apenas para a quitação destas prestações (e não sobre nada) - muito comum quando o financiamento está no início.

        6. Contrato de gaveta: como funciona?

        Essa modalidade não é indicada, pois não é uma maneira segura de vender o seu carro financiado e nem mesmo para o comprador. Porém, é importante conhecê-la para evitar golpes e fraudes.

        O contrato de gaveta ou “pagar no nome” é quando você permite que a outra pessoa pague as parcelas sem mudar o nome original do proprietário do veículo, e o principal problema é que qualquer situação que envolver o carro, seja um acidente ou até mesmo multas quem será o responsável é o portador original do contrato.

        7. Onde vender um carro financiado?

        A principal dica para vender um carro financiado hoje são os anúncios na internet. Aqui, na Webmotors, por exemplo, você tem toda a segurança garantida e ainda conta com a nossa ajuda nos processos burocráticos necessários. Além, claro, de expor o seu modelo para milhares de pessoas todos os dias!

        E o melhor, com a Webmotors você tem a certeza que várias pessoas vão acessar o seu anúncio e a venda será feita de forma rápida e segura. Se você é uma pessoa com a vida agitada, essa é a opção certa para fazer a venda do seu carro financiado.

        Você pode dar uma olhada no nosso vídeo e conferir como fazer o seu anúncio e vender o seu carro de forma rápida e segura, vem vender tranquilo:

        CarDelivery: uma vantagem exclusiva da Webmotors

        Para facilitar o seu dia a dia e fazer com que você não se preocupe com a transferência do seu veículo, a Webmotors pensou em tudo para ajudar os seus clientes.

        Com um serviço exclusivo, disponibilizado para todos os clientes, o CarDelivery, é uma ferramenta que possibilita a compra totalmente online de forma segura e descomplicada. Se você quer comprar o seu carro e não tem tempo de resolver as burocracias, use a nossa novidade!

        Comentários
        Wid badge