Comprar um carro isento do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores) pode ser uma alternativa para quem não quer ou não pode pagar o tributo cobrado anualmente pelos estados brasileiros. A isenção da taxa varia de acordo com a unidade federativa e a idade do veículo.

Modelos com mais de 15 anos de fabricação não pagam IPVA nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
No estado de Mato Grosso, ficam isentos os carros com 18 anos ou mais, enquanto em Alagoas os modelos fabricados até 31 de dezembro de 2000 já não pagam mais o IPVA.
Já no Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a obrigatoriedade do pagamento do IPVA termina quando o veículo atinge os 20 anos de fabricação.
Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima deixam de cobrar o IPVA após 10 anos de fabricação do veículo. Já em Santa Catarina, a isenção é válida para os modelos produzidos até 1985.
Minas Gerais (que não cobra IPVA de veículos com placa preta, de coleção) e Pernambuco reduzem progressivamente o valor do imposto com o passar dos anos. Ou seja, não há isenção do pagamento do IPVA.
Se você quer se livrar do IPVA, o WM1 fez uma lista que vai te interessar: modelos que já não pagam mais o imposto na maioria dos estados brasileiros. Confira!
Descontinuado em 2021 após 18 anos de produção, os primeiros Volkswagen Fox já não pagam mais IPVA nos estados que deixam de cobrar o imposto de veículos com até 15 anos de idade. O compacto, criado inicialmente para substituir o Gol, é uma opção para quem procura um carro com bom espaço interno e baixo consumo de combustível.
Durante a sua trajetória, o Fox teve diversas séries especiais - que incluem a versão aventureira CrossFox - que tinha adereços estéticos e equipamentos extras. A partir da linha 2010, é possível encontrar a versão Prime com motor 1.6 e até mesmo teto solar elétrico.
Outro veterano que saiu de linha após 20 anos de produção, o Fiat Doblò já se enquadra na maioria dos estados que não cobram o imposto após 10, 15 ou 20 anos. O versátil furgão foi uma das vítimas da Fiat, que encerrou de uma só vez a produção do sedã Grand Siena e das versões com motor 1.8 de Argo, Cronos e Toro.
O Doblò tem espaço interno generoso para até sete ocupantes, de acordo com a versão, e ainda conta com a praticidade das portas deslizantes que dão acesso ao banco traseiro. O porta-malas acomoda até 750 litros de bagagem.
Já a versão Cargo, voltada ao uso comercial, é capaz de carregar 620 kg em seu compartimento de 3.200 litros de volume total.
Vítima do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, o Troller T4 teve a sua produção encerrada em Horizonte (CE) no ano passado. A segunda geração do jipe era baseada em um chassi mais moderno e utilizava o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, o câmbio e o sistema de tração da picape Ford Ranger.
A Troller foi adquirida pela Ford em 2007, mas já produzia o T4 desde 1997. Os primeiros jipes da marca cearense já não pagam mais IPVA e podem ser encontrados com o motor AP 2.0 a gasolina de 114 cv da Volkswagen.
No entanto, o Troller T4 fez mais sucesso com as motorizações a diesel, mais robustas e adequadas para o uso off-road nas dunas do Nordeste e nas trilhas pelo Brasil.
Líder de vendas do segmento há mais de duas décadas - e carro mais vendido em 2021 no Brasil -, a Fiat Strada pode ser encontrada em diversas versões e anos de produção isentos de IPVA. Fabricada desde o final da década de 1990, a picapinha é sempre lembrada por sua robustez e vocação ao trabalho pesado.
E, justamente pelo fato de a Strada ser usada severamente na "lida", é difícil encontrar um exemplar mais antigo em bom estado de conservação. Mas, se considerarmos as qualidades da picape, vale a pena ter paciência na hora de procurar uma que esteja em boas condições de uso.

O arquirrival do Toyota Corolla, pode ser encontrado em diversas versões, de diferentes gerações, que já não pagam mais IPVA. Nos estados que não cobram o imposto para modelos a partir de 10 ou 15 anos de fabricação, o famigerado New Civic (oitava geração) é uma opção de carro com desenho atraente, bem equipado, robusto e bom de guiar.
Os primeiros New Civic são de 2007, equipados com motor 1.8 a gasolina de 140 cv. A tecnologia bicombustível, para rodar com etanol, foi introduzida somente no ano seguinte.
Um dos queridinhos do mercado de usados, o Toyota Corolla também não paga mais IPVA dos modelos de algumas gerações passadas. Na linha 2001, por exemplo, o sedã é movido pelo motor 1.8 a gasolina de 116 cv de potência, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro velocidades.
A geração seguinte - conhecida como "Brad Pitt" pelo fato de o ator norte-americano ter participado da propaganda do modelo na época - tem desenho mais elegante, mas ainda assim utiliza a mesma motorização 1.8 (que se tornaria flex em 2008).
E nem é preciso dizer que o Corolla é um dos carros mais elogiados pelos proprietários por ser confortável e robusto.
Outro modelo sempre lembrado por quem procura um veículo usado, o Honda Fit bate na mesma tecla dos carros japoneses quando o assunto é robustez mecânica. No entanto, o monovolume tem a cabine espaçosa como principal virtude. O modelo é fabricado desde 2003, o que o credencia para ter isenção de IPVA em vários estados. A partir da segunda geração, lançada em 2008, o Fit ainda possui o sistema de rebatimento do banco traseiro, que aumenta a sua capacidade de carga.
Para a tristeza dos seus fãs, o Fit saiu de linha no Brasil após 18 anos, para dar lugar ao novo City hatchback, que será lançado até março.



Email enviado com sucesso!