Muita gente já deve ter se perguntado quanto custa arrumar o painel do carro em caso de acidentes leves que provoquem o acionamento das bolsas infláveis. Afinal, quanto dinheiro se gasta em caso de airbag estourado? Dá para voltar ao estado original? Vale a pena? Você vai descobrir tudo agora.
Antes de mais nada é preciso dizer que, segundo especialistas, a resposta para essas perguntas depende do carro. Muitas vezes o custo não compensa.
Alguns modelos, por exemplo, têm "tampas" feitas justamente para romperem quando o airbag do passageiro é deflagrado. Nesse caso, o custo de manutenção é mais justo.
Mas em outros veículos, como a maioria dos atuais, a bolsa inflável do carona rasga parte do painel ao explodir, de forma a danificar totalmente o console - que, para piorar, é quase sempre composto de uma única e grande peça.
Também precisamos ponderar que os airbags não podem ser restaurados: se explodirem, devem ser integralmente substituídos.
Com isso, além da troca das próprias bolsas infláveis, às vezes pode ser preciso trocar outras partes do sistema, como sensores, módulo, fiação e até cintos de segurança.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto.
Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
Se por acaso isso aconteceu com seu carro e você precisa do conserto, procure fazer o reparo apenas em oficinas credenciadas ou na própria concessionária autorizada da montadora.
Isso porque existem locais que dizem conseguir fazer o conserto, mas que só colocam peças novas no lugar e desligam a luz de alerta dos airbags.
Com isso, muita gente pode não perceber que eles estão ausentes e, em uma próxima necessidade, podem até deixar de salvar vidas - e, acredite, estas "oficinas" ainda cobram pela irresponsabilidade.