Desde a chegada do primeiro motor flex, em março de 2003, muitas dúvidas surgiram na cabeça dos motoristas sobre os combustíveis. Mesmo hoje, 16 anos depois, ainda é comum ouvir mitos e inverdades sobre álcool ou gasolina.
Na hora de abastecer, por exemplo, quando escolher etanol e quando optar pela gasolina? Como é feito o cálculo dos 70% para optar pelo combustível? Podemos ou não misturar os dois? Posso utilizar uma única opção sempre?
A pergunta que te traz economias ao fim do mês: devemos abastecer com álcool ou gasolina? De forma resumida: depende. Quando temos um motor flex, para chegarmos à escolha do combustível ideal devemos levar algumas questões em consideração.
Especialistas afirmam que existe uma diferença média em veículos comuns de 30% de gasto maior do etanol em relação ao que é consumido de gasolina. Para descobrir, nada melhor do que a conta dos 70%.
Esse cálculo é feito da seguinte maneira: você deverá dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o ideal é abastecer com etanol. Se maior, escolha pelo combustível fóssil.
Exemplo: se o álcool custa R$ 3,54 e a gasolina, R$ 5,90, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,6. Ou seja, menor que 0,7. Logo, nesse caso, o mais vantajoso é abastecer com álcool, pois está abaixo dos 70%.
Agora que você já sabe o cálculo para escolher o combustível ideal, confira duas dicas que vão te ajudar a ter mais economia. Independentemente de ser etanol ou gasolina:
O etanol traz três grandes vantagens. A primeira delas ser derivado da cana de açúcar, uma fonte renovável de energia e que polui menos o ambiente. A segunda é o fato de ser um dos melhores limpadores de motor.
Por fim, a última vantagem do etanol é ter o custo por litro menor que outros combustíveis. Já como desvantagem, principalmente quando comparado com a gasolina, há o fato do etanol ter menor eficiência. Para gerar a mesma energia, é necessário queimar mais combustível.
Já a gasolina tem como sua principal vantagem a eficiência. Além disso, é considerada um ótimo lubrificante para o motor.
Entre os pontos negativos, está a sua origem. Por ser derivada do petróleo, a gasolina é responsável por gerar mais poluentes. O último ponto é o fato do seu preço médio ser maior que o etanol.
A resposta para essa dúvida é fácil. Apesar de precisar queimar mais combustível para gerar a mesma força que a gasolina, o álcool é renovável e se mostra menos agressivo para o meio ambiente e menos poluente para a atmosfera.
Em compensação, por ser derivado do petróleo, a gasolina é responsável por emitir uma série de gases poluentes. Além disso, com o passar do tempo, ainda contribui para um aumento de consumo por acumular resíduos nas válvulas.
Quando os motores flex surgiram, muitas pessoas acreditavam que dentro do tanque de combustível etanol e gasolina eram separados. A partir daí criou-se um mito de que a mistura fazia mal ao veículo.
No entanto, já no primeiro carro com motor flex, o VW Gol 1.6, não havia nenhuma separação de combustível e era possível utilizar álcool e gasolina juntos. Portanto, tanto faz ter 50/50, 60/40, 70/30 ou qualquer outra proporção.
Acredite se quiser, muitas pessoas ainda têm esse tipo de dúvida hoje em dia. Mas a resposta, claro, é que não é preciso, em nenhum momento, realizar qualquer rodízio de combustível no seu veículo.
A proposta dos motores flex é oferecer aos motoristas a opção dele abastecer com o que mais lhe convém: álcool ou gasolina. Portanto, tire da sua cabeça que por abastecer muitas vezes com etanol é necessário encher o tanque alguma outra vez com o combustível fóssil.
Agora você já sabe tudo sobre álcool ou gasolina, e quando escolher um deles para abastecer. Para ficar por dentro de mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe as principais notícias aqui no WM1. Ou se quiser encontrar o carro ideal, confira as melhores opções no portal da Webmotors!