A Fiat, parte do Grupo Stellantis, segue arrebentando a boca do balão no mercado brasileiro. Em julho, segundo relatório da Fenabrave divulgado nesta terça-feira (3), a trinca de carros mais vendidos teve Argo, Strada e Mobi, no pódio, seguido pelo Hyundai HB20, em quarto, e depois por mais três modelos do Grupo FCA: Toro, em quinto; Jeep Renegade, em sexto; e Compass, em sétimo.
Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa concessionárias de todo o país, divulga relatório com os números de vendas de veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Temos em mãos, portanto, os recém-anunciados resultados de julho de 2021.
Abaixo, WM1 segue a tradição de todo mês e aponta quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Assim como em maio e junho, o Fiat Argo terminou o mês passado com a primeiríssima colocação do segmento de hatches - e em julho também com a liderança geral do mercado brasileiro. Foram 10.873 unidades emplacadas, muitas à frente do segundo colocado, o Fiat Mobi, que teve 8.059 licenciamentos.
A terceira posição ficou com o Hyundai HB20, que teve 7.799 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015 e até 2020 absoluto na categoria, terminou julho na 35ª colocação no geral e na 11ª de seu segmento, com apenas 1.387 unidades, ainda por conta da crise de semi-condutores que atinge o mercado.
A medalha de ouro da categoria de sedãs voltou em julho às mãos do Toyota Corolla, que havia perdido o posto em junho para o Fiat Cronos. Foram 3.925 unidades emplacadas do modelo da marca japonesa contra 2.586 licenciamentos do compacto da Fiat, que terminou com a segunda colocação do segmento.
Na sequência, o terceiro colocado foi o Hyundai HB20S, que emplacou 2.408 unidades no mês passado; e o quarto foi o Volkswagen Virtus, com 1.929 registros, de acordo com o relatório oficial. O Onix Plus, que dominou esse segmento em 2019 e 2020, finalizou julho com apenas 707 registros.
O Jeep Renegade mostrou mais uma vez em julho que vem com força para voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 - embora tenha perdido o posto para o Volkswagen T-Cross em 2020. Foram 6.855 emplacamentos no mês passado, seguido de perto pelo Jeep Compass, que teve 6.670 unidades emplacadas, e pelo Toyota Corolla Cross, que teve 5.068 registros, em terceiro.
Na sequência vemos o Hyundai Creta, em quarto, com 4.268 licenciamentos, e o Volkswagen Nivus em quinto, com 3.505 veículos emplacados em julho, pouquíssimas unidades à frente do T-Cross, que teve 3.392 registros. No acumulado do ano, nestes sete primeiros meses, a ordem é Jeep Renegade, Compass, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em julho: Fiat Strada líder com folga, com 9.439 emplacamentos - e assim a Fiat fica à frente em duas categorias, já que o Argo levou o posto entre os hatches mais uma vez neste mês.
A Fiat Toro (com 7.030 unidades) ficou mais uma vez em segundo - e forma, assim, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria de comerciais leves, como já ocorreu em vários meses de 2020 e deste ano. A Toyota Hilux foi a terceira de novo, com impressionantes 4.576 licenciamentos, seguida por Chevrolet S10, com 4.142, e pela surpreendente Renault Oroch, que teve 1.872 vendas.
O Porsche 911 vendeu mais 70 unidades em julho e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 subiu para 668 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
O Ford Mustang, que se renovou para a linha 2021, ganhou uma nova versão e ficou ainda mais completo, emplacou somente 7 unidades e caiu para a terceira colocação no acumulado do ano - são 237 no geral. Perde, assim, a medalha de prata para o Porsche Taycan, o novo segundo colocado no acumulado do ano, com 252 unidades - e que foi o segundo em julho, com 37 registros.
O terceiro no mês passado foi o BMW Z4, com 32 emplacamentos. É importante a gente destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.