A BYD apresentou nesta terça-feira (18) o King, um sedã médio híbrido plug-in que estreia no Brasil em duas versões e com preços entre R$ 169.800 e R$ 181.800. É claro que esses valores são temporários, para o lançamento, mas os reais não são tão mais altos assim: R$ 175.800 e R$ 187.800.
Mesmo sem o desconto de lançamento, o King é o novo plug-in mais acessível do nosso mercado. Tem um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico, conjunto que entrega 204 cv de potência combinada. Com tanque para 48 litros de combustível, o BYD King promete uma autonomia combinada de 1.200 quilômetros e um consumo médio de 25,6 km/litro.
Mais contra quais modelos o sedã híbrido plug-in da BYD vai disputar a preferência do público? Elencamos a seguir os concorrentes sedãs e/ou híbridos na mesma faixa de preço do novato.
O concorrente mais óbvio do BYD King é o nacional Corolla Altis Hybrid. Pesa contra o modelo da marca japonesa o fato de ser mais caro (parte de R$ 190.120), menor (4,63 m de comprimento) e ter um conjunto motriz híbrido autocarregável e menos potente, com 122 cv de potência combinada.
Mas joga ao seu favor o fato de ser um produto da Toyota, marca reconhecida pelo público brasileiro e que atende bem a um público bastante conservador. Ou seja: muita gente vai continuar comprando um Corolla só por ser um Corolla.
O Nissan Sentra não é híbrido. Mas é um sedã médio e a sua versão topo de linha Exclusive (R$ 176.690) fica na mesma faixa de preços do BYD King. É um carro bem equipado e até mais tecnológico, ainda que a cabine tenha visual mais conservador.
Por outro lado, é um sedã confortável, espaçoso e com potência na medida para a proposta familiar. E ainda é bem econômico para um carro 100% a combustão.
O SUV médio Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (R$ 169.990) custa praticamente o mesmo que a versão de entrada do BYD King, embora seja um carro bem diferente. Tirando o fato óbvio de ser um utilitário esportivo, esse é um automóvel híbrido-leve.
Ou seja, o motor 1.5 turbo tem um auxílio de um pequeno motor elétrico para desenvolver 160 cv de potência e, de quebra, ser mais econômico que o mesmo carro 100% a combustão.
O Arrizo 6 PRO Hybrid só está nessa lista por ser um sedã médio híbrido. Pode parecer contraditório, mas eu explico: é que o modelo custa R$ 139.990, ou quase R$ 30 mil a menos que o BYD King.
Tem porte de Toyota Corolla e o seu conjunto motriz híbrido-leve de 48 Volts não é eficiente como o plug-in do carro da BYD. Mas, com uma boa oferta de itens de conforto, o custo-benefício é, de longe, o ponto forte desse sedã.