5 carros 1.0 turbo esquecidos, mas bons de pilotar

Fizemos uma lista com cinco modelos equipados com motores mil turbinados e que mereciam melhor sorte no mercado

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Lucas Cardoso
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Faz tempo que a desconfiança aos carros 1.0 turbo foi vencida no Brasil. Aquele receio ligado ao tamanho dos propulsores mil que, de fato, eram mais limitados no início dos anos 2000 ficou no passado, mas nem todos os modelos turbo são bem sucedidos. Ou, melhor dizendo, nem todas as versões de carros turbinados vendem bem, embora sejam legais de guiar.

É o caso das configurações que trazem esses motores combinados com câmbios manuais. Embora tenham os propulsores mais modernos, potentes e eficientes, esses modelos acabam sendo escanteados, mesmo sendo mais consideravelmente mais baratos em alguns casos. Quer saber que versões são essas?

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Fizemos uma lista com as cinco versões de modelos 1.0 turbo que divertem ao volante e, por isso, poderiam vender mais. Confira:

Carros com motor turbo e câmbio manual esquecidos

Volkswagen Polo Tsi 1
Chamada apenas de TSI, a versão do hatch compacto vem equipada com o esperto motor três cilindros
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Volkswagen Polo 1.0 TSI (Manual)

Um dos modelos dessa lista é o Volkswagen Polo. Em sua configuração, chamada apenas de TSI, a versão do hatch compacto vem equipada com o esperto motor três cilindros de um litro turbinado, que rende 116 cv e 16,8 kgf.m. Associado ao propulsor, está a caixa manual de cinco marchas da VW conhecida pelos seus engates curtos e precisos.

Apesar da boa combinação, além da boa lista de equipamentos, o modelo vendido por R$ 103.990 (R$ 9.700 a menos que a versão Comfortline com câmbio automático) parece não engrenar nas vendas.

A versão manual do sedã não desempenha bem no quesito emplacamentos
Crédito: Divulgação
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Volkswagen Virtus 1.0 TSI (Manual)

O cenário do Volkswagen Virtus é parecido com o do irmão hatch. Em sua versão 1.0 TSI, o modelo não emplaca tão bem quanto as demais. O conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 TSI, também de 116 cv e 16,9 kgf.m de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas, combina bastante.

Apesar da boa relação, assim como no hatch, a versão manual não desempenha bem no quesito emplacamentos. Vale dizer que o Virtus TSI manual tem boa gama de itens de tecnologia e segurança, como seis airbags, controles de estabilidade, tração e estabilidade, frenagem automática pós colisão, além da central multimídia VW Play de 10,1 polegadas.

O sedã custa R$ 111.990, enquanto a versão automática com o mesmo motor 1.0 turbo sai por exatos R$ 8 mil a mais.

O Hyundai HB20 turbo acelera de zero a 100 km/h na casa dos 9,3 segundos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Hyundai HB20 Comfort Plus TGDi (Manual)

O Hyundai HB20 é um dos modelos que entra nessa lista de carrinhos 1.0 turbo bons de guiar, mas que mereciam mais destaque. O modelo tem o mesmo motor três cilindros turbo mil TGDI, que rende a potência de 120 cv e torque de 17,5 kgf.m, das versões topo. Com a vantagem de, para os que gostam, vir equipado com o câmbio.manual de seis marchas.

De todos os citados, tem números para ser o mais divertido. O zero a 100 km/h fica na casa dos 9,3 segundos, segundo a montadora (melhor entre os citados). Também não faz feio na eficiência, são 14,5 km/l na gasolina.

O Onix 1.0 turbo manual é exemplar em consumo de combustível
Crédito: Ricardo Rollo
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Chevrolet Onix 1.0 Turbo LT (manual)

Outro modelo com desempenho agradável e bom de dirigir é o Chevrolet Onix, na versão LT manual. A configuração vem equipada com o motor três cilindros turbo 1.0 CSS Prime, capaz de gerar 116 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque, combinado com o câmbio manual de seis marchas.

O conjunto rende ao modelo um comportamento esperto, na maioria das condições, aliado ao baixo consumo de combustível. Nisso, o Onix 1.0 turbo manual é exemplar. O modelo rende até 16,1 km/l, quando rodando na estrada e abastecido com gasolina. Os dados são do Inmetro.

A versão manual custa R$ 102.500, quase R$ 6 mil a menos que a LT automática.

A vantagem do Onix Plus turbo é a dinâmica mais agradável dos sedãs
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT (manual)

O Onix Plus segue essa mesma receita do irmão hatch. O motor é o mesmo turbo mil, de 116 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque. A transmissão casada com o propulsor é a manual de seis marchas.

A vantagem do modelo é a dinâmica mais agradável dos sedãs, que resulta inclusive em um consumo de combustível melhor: 16,9 km/l na estrada, abastecido com gasolina. As vantagens, contudo, parecem não convencer o comprador a optar pela versão manual. Vale destacar que o modelo custa R$ 108.510, o que é cerca de R$ 6 mil a menos que a sua versão equivalente automática.

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