Pouca gente lembra, mas o ano de 2020 começou com uma nova obrigatoriedade para a indústria automotiva brasileira. Todos os projetos novos de automóveis produzidos no país devem sair com controles eletrônicos de estabilidade (ESC ou ESP) e tração de fábrica. E na Semana Nacional de Segurança no Trânsito, vamos mostrar os carros com ESP abaixo dos R$ 70 mil.
Vale lembrar que o sistema é de suma importância na segurança veicular. O ESP ajuda a manter o carro no rumo e pode evitar derrapagens e até capotamentos. A boa notícia é que o dispositivo já se torna comum nos compactos.
Um exemplo é a nova geração do Chevrolet Onix, que chegou com controle em toda a linha hatch e sedã. Modelos como Toyota Etios e Volkswagen Polo também passaram a oferecer o ESP em toda a gama recentemente. Sem falar em Hyundai HB20, Renault Logan e Sandero e Ford Ka que têm o item a partir de algumas versões.
WM1 traz os principais carros vendidos no país.com ESP abaixo dos R$ 70 mil. Levamos em consideração sempre a versão mais barata a ter o dispositivo dentro da linha - ou seja: acima dela, o restante da gama também recebe o sistema. Tudo para te ajudar a ver qual modelo com o equipamento de segurança mais se adequa ao seu bolso.
Nota da redação: não consideramos o Volkswagen Up! TSI, que só oferece o controle de tração