Os carros elétricos já são uma realidade no Brasil e no mundo. Por aqui, há pelo menos uma dezena de automóveis 0 km com esse tipo de propulsão que são vendidos oficialmente, além, claro, dos importados de forma independente.
Ao todo, são 137 veículos elétricos anunciados na Webmotors. Escolhemos cinco opções para você, que pensa em aposentar o modelo à combustão.
Primeiro carro elétrico vendido em larga escala no Brasil, o BMW i3 é o modelo que pode ser encontrado com mais facilidade no mercado de seminovos. O exemplar selecionado é de 2015 e tem cerca de 22 mil km rodados. Com um motor a gasolina que pode gerar energia e carregar as baterias, o i3 é ótimo para quem quer se deslocar sem ter medo de acabar a autonomia.
O segundo carro da lista é o mais compacto deles. O Renault Zoe é pequenino. Tem o tamanho semelhante ao de um Clio, mas sua motorização é elétrica. Este exemplar anunciado tem 25 mil km rodados e aparenta estar em perfeito estado de conservação. Originalmente, o modelo tem autonomia de 300 km.
Lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de SP em 2018, o Chevrolet Bolt é a segunda geração de veículos elétricos da marca. Antes dele, o fabricante lançou o Volt, que fez pouco sucesso. O exemplar anunciado tem menos de 5 mil km rodados e é modelo 2020. Originalmente, o Bolt tem autonomia de 383 km.
Único modelo da lista que não é vendido oficialmente no Brasil, o Tesla Model 3 é o veículos mais vendido da gigante elétrica norte-americana. Sem revenda oficial, o modelo depende de oficinas especializadas na hora de fazer manutenção e isso deve ser levado em consideração. A Tesla diz que o Model 3 tem autonomia de 500 km.
Com apenas 2.800 km rodados, o I-Pace é o carro mais caro da lista. Apesar de quase zero-quilômetro, o modelo recebeu algumas pequenas mudanças no visual, caso das rodas de 22 polegadas da marca Vossen e envelopamento dos frisos cromados da carroceria. De acordo com a Jaguar, o I-Pace tem autonomia de 480 km.