O início do ano costuma ser um período de muita mudança nos preços dos carros. E não foi diferente em 2024. Movido pelas novas exigências do Contran, que tornaram obrigatórios equipamentos como controles eletrônico de estabilidade e tração e das luzes de rodagem diurnas (DRLs), o ranking dos carros mais baratos do mercado brasileiro mudou neste início de 2024.
Vários modelos tiveram ajustes na etiqueta de preço - praticamente todos para mais. Nas versões de entrada, os reajustes variaram de R$ 2 mil a R$ 5 mil, em média. Um exemplo? A versão mais barata do Fiat Mobi, a Like, custava R$ 69.990 até dezembro, e agora é vendida por R$ 71.990. E o Mobi não é o carro mais barato do Brasil. Confira abaixo quais são os seis mais em conta, em ordem decrescente:
O 208 ficou na sexta posição do ranking dos carros mais baratos do Brasil. Em sua versão Like 1.0, o modelo é negociado por R$ 89.990, mas pode ser encontrado a R$ 73.990 em oferta promocional. Nessa configuração, o modelo tem lista caprichada de equipamentos de série. Entre os itens, estão os quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, trio elétrico, rodas de aço com calotas, luzes de rodagem diurnas (DLRs) e rádio com Bluetooth e USB.
A mecânica é a mesma do C3 - formada pelo motor 1.0 Firefly, de 75 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque, casado com uma transmissão manual de cinco marchas.
O Fiat Argo passou por um reajuste considerável de dezembro para janeiro. Certamente influenciado pelas mudanças impostas pelo Contran, o modelo agora parte de R$ 83.490, contra os R$ 80.990 cobrados até então pela versão mais barata, a Drive 1.0 manual.
Nessa configuração, o hatch da marca italiana tem tem ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT, travas elétricas, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas e os itens obrigatórios - controles eletrônicos de estabilidade e tração, DRLs e assistente de partida em rampa. É praticamente a mesma coisa oferecida pelo Mobi.
O motor do hatch nesta configuração básica também é o 1.0 Firefly, de 75 cv e 10,7 kgf.m de torque, casado com uma transmissão manual de cinco marchas. Em ação promocional, o modelo é negociado por R$ 79.990.
O Hyundai HB20 teve um ano de 2023 bem sucedido em vendas. Mesmo longe do seu melhor momento, o hatch da marca sul-coreana emplacou mais de 88 mil unidades e parte desse resultado provavelmente vem da versão de entrada Sense 1.0.
Quarta opção mais em conta no nosso mercado, a configuração do HB20 tem a lista de equipamentos mais completa em segurança dos já citados aqui. O modelo tem ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa.
A lista traz ainda computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna e controle de cruzeiro, entre outros. O motor usado no dois volumes é o 1.0 Kappa, de 80 cv e 10,2 kgf.m, e a transmissão é manual de seis marchas.
O Citroën C3 chegou ao Brasil no início do ano passado e, desde então, assumiu o posto de "modelo custo-benefício" do mercado. O bom aproveitamento do espaço interno é um dos pontos fortes. O hatch tem entre-eixos de 2,54 metros e aparece em terceiro lugar na lista de carros mais baratos vendidos no mercado brasileiro.
A lista de equipamentos de série da versão Live 1.0 inclui ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, dois airbags, vidros elétricos, monitor de pressão dos pneus, rodas com aros de 15 polegadas com calotas e a inusitada "preparação para rádio".
O motor usado na versão também é o 1.0 Firefly, de 75 cv e 10,7 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas. A versão de entrada do C3 manteve o preço em 2024. Em ação promocional, a Citroën oferece a versão de entrada por R$ 67.990.
O Mobi foi, por algum tempo, o carro mais barato do país. Mas a cobrança dos novos itens fez o seu valor subir. A partir de agora, a versão Like do tem de série os controles de estabilidade e tração, e também o auxílio a partida em rampas, além de airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica e preparação para som.
O motor é o conhecido 1.0 Fire, capaz de render até 74 cv de potência e 9,7 kgf.m de torque. E o câmbio é sempre manual de cinco marchas. O Fiat custava R$ 69.990 até dezembro, mas agora é negociado por R$ 71.990.
Neste mês, a marca oferece o modelo com preço promocional de R$ 63.990. A versão mais completa Trekking sai por R$ 70.990 na mesma ação.
O Renault Kwid na versão Zen 1.0 aparece no topo dos carros mais baratos do Brasil. Além de custar um pouco menos que o Fiat Mobi, o modelo também assume a liderança por ter um melhor custo-benefício: a lista de equipamentos do francês tem como diferencial quatro airbags - o Mobi só tem dois.
Há ainda sensor de monitoramento de pressão dos pneus, rádio com USB e Bluetooth e sistema start-stop. O motor do Kwid é o três cilindros 1.0 SCe, de 71 cv e 10 kgf.m, casado com uma transmissão manual de cinco marchas. A Renault negocia, ainda em janeiro, a versão Zen com desconto de R$ 7.100 - o carro sai por R$ 63.990.