As coisas mudaram muito! Antes, carro usado barato tinha câmbio manual em 99,9% dos casos. Agora, no entanto, o mercado brasileiro evoluiu e passou a oferecer excelentes modelos de carros usados automáticos com preços atraentes e acessíveis.
Prova disso é que conseguimos montar facilmente uma lista com cinco carros usados automáticos por menos de R$ 40 mil – valor que hoje representa praticamente metade do que é pago em um hatch de entrada zero-quilômetro.
Nessa lista tem modelos para todos os gostos e necessidades: SUV, sedã, hatch, minivan e até uma perua! Por isso, veja nossas sugestões até o final antes de decidir qual é o melhor para você. Combinado?
Vamos começar com um modelo que fez história no Brasil, o Ford Ecosport. O SUV foi um sucesso de vendas desde seu lançamento, sendo apontado por muitos como o salvador da marca norte-americana no Brasil no início dos anos 2000.
Aqui na lista encontramos modelos entre 2007 e 2012 nas configurações XLS, XLT e Freestyle. Em comum elas trazem o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, flex, de 145 cv (etanol)/141 cv (gasolina) de potência a 5.750 rpm e torque de 19,4 kgf.m (e)/19,1 kgf.m (g) a 4.250 rpm. Aqui, a transmissão automática é de quatro marchas.
Vamos de hatch, mas sem deixar de lado um bom espaço interno? Então a nossa sugestão é o Renault Sandero, que na nossa lista pode ser encontrado nas versões Privelège, Expression e também Stepway – sempre com ano de fabricação entre 2011 e 2015.
Nestes modelos, o conjunto mecânico é sempre o mesmo, representado pelo interessante motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, que desenvolve potência de 112 cv (e)/107 cv (g) a 5.750 rpm e torque de 15,5 kgf.m (e)/15,1 kgf.m (g) a 3.750 rpm. O câmbio, assim como no Ecosport, é automático de quatro marchas.
Aqui, galera, vamos quebrar as regras e, de uma única vez, colocar dois modelos: Sonic e Sonic Sedan. O Chevrolet não ficou muito tempo no Brasil, não teve muito sucesso, mas é uma boa opção de veículo automático por menos de R$ 40 mil.
Tanto na versão hatch quanto sedã, o Sonic é encontrado aqui nas versões LT e LTZ – todos fabricados entre os anos de 2012 e 2013 (modelo 2014). Aqui, o propulsor é sempre 1.6 de quatro cilindros, aspirado, flex, que gera potência máxima de 120 cv (e)/116 cv (g) a 6.000 rpm e 16,3 kgf.m (e)/15,8 kgf.m (g) de torque a 4.000 rpm. O câmbio é automático de seis marchas.
Tivemos SUV, hatch e sedã até o momento. Então agora é a vez de um monovolume. A nossa escolha é o Nissan Livina, que por menos de R$ 40 mil é encontrado na Webmotors nas opções S, SL e X-Gear, todos fabricados entre os anos de 2009 (modelo 2010) e 2013 (modelo 2014).
No Nissan Livina, o conjunto mecânico é representado pelo motor 1.8 aspirado de quatro cilindros, flex, que proporciona 128 cv (e)/125 cv (g) de potência máxima a 5.200 rpm e torque de 17,5 (e/g) a 4.800 rpm. A transmissão é automática de quatro marchas.
Vamos fechar a nossa lista com uma perua para reforçar a hashtag #SaveTheWagons (salvem as peruas, em tradução livre). Aqui, a nossa escolha é a belíssima Renault Mégane Grand Tour. Por menos de R$ 40 mil, as unidades encontradas foram produzidas de 2007 até 2011 (modelo 2012) nas versões Privilège ou Dynamique.
Para os carros escolhidos, o motor é sempre o 2.0 aspirado de quatro cilindros, somente a gasolina, que desenvolve 138 cv de potência a 5.500 rpm e torque 19,2 kgf.m a 3.750 rpm. O câmbio é automático quatro marchas.