Pode ser pela necessidade meramente prática de um veículo valente. Ou para aqueles momentos em que surge uma vontade incontrolável de comprar um automóvel exótico. Embora sejam raros no Brasil, os carros 4x4 baratos, por até R$ 60 mil, podem ser encontrados no mercado de usados.
De um SUV com visual ainda bastante atual a modelos rústicos para enfrentar trilhas nos finais de semana: confira algumas opções de carros 4x4 baratos e exóticos disponíveis no estoque da Webmotors.
Apesar de ser um dos mais novos, o Ssangyong Korando é um dos carros mais baratos dessa relação de 4x4. Embora bem menos conhecido que os concorrentes (e conterrâneos) Hyundai ix35 e Kia Sportage, o SUV médio também tem os seus atrativos.
O principal deles é a combinação da tração integral com um motor 2.0 turbodiesel de 175 cv e um câmbio automático de seis marchas. Tudo isso por R$ 44.900, valor que é pedido pelo carro das fotos, modelo 2012, oferecido por um anunciante de Brasília (DF).
Aparentando um bom estado geral, o anúncio destaca que o carro é bem equipado (bancos com aquecimento, teto solar e central multimídia) e ainda tem chave reserva e manual. O hodômetro registra cerca de 157 mil quilômetros.
O nome Suzuki Vitara é bem conhecido no mercado brasileiro. Mas você deve se recordar provavelmente do SUV mais recente ou da geração dos anos 2000 (que posteriormente viraria Chevrolet Tracker no Brasil).
Mas o que trazemos aqui é um exemplar do 4x4 que é o mais puro suco dos anos 1990, quando o mercado brasileiro foi invadido por modelos compactos e aventureiros de marcas japonesas.
Com capota de lona e um motor 1.6 a gasolina de 96 cv combinado a um câmbio manual de cinco marchas, o exemplar da foto, de 1998, é oferecido por um vendedor de Guarulhos (SP) por R$ 56.900. Diferente de outras unidades do mesmo modelo anunciadas, essa chama a atenção pela originalidade e pelo aparente ótimo estado de conservação.
Não escrevi o nome errado. A picape 4x4 da tradicional marca indiana Mahindra realmente foi vendida como "Pik Up" no mercado brasileiro. Mas essa não é a única bizarrice desse utilitário pouco visto nas ruas daqui.
De 2007 a 2015, o modelo foi produzido no Brasil em um esquema no qual as carrocerias eram montadas em Minas Gerais e enviadas para Manaus (AM), onde era instalado o conjunto mecânico vindo da Índia. Nesse período, foram feitos menos de 4 mil carros.
Um vendedor de Belém (PA) pede R$ 57.990 por um exemplar de 2013 da picape, equipada com um motor 2.2 turbodiesel de 120 cv e capaz de levar até 1.100 kg de carga na caçamba. Direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado são os únicos luxos do modelo, descrito como de único dono no anúncio.
A JPX foi a aventura automotiva do ex-bilionário Eike Batista, que nos anos 1990 montou uma fábrica em Pouso Alegre (MG) para produzir sob licença o 4x4 militar francês Auverland A3.
Apesar do bom desempenho off-road, problemas de arrefecimento no motor 1.9 diesel, fornecido pela Peugeot, e o despreparo da rede autorizada transformaram o 4x4 em um fracasso de vendas. Hoje, é difícil encontrar exemplares do modelo.
Um anunciante de Caruaru (PE) pede R$ 60 mil por um exemplar de 1996 do Montez. Com o motor original diesel e aparentando ótimo estado de conservação, está equipado com vários acessórios. Mas o ar-condicionado precisa de reparos.