Os anos 1960 representaram uma época de expansão para a indústria automobilística brasileira, com os primeiros carros de produção local convivendo com luxuosos modelos importados.
Com um detalhe: em uma época em que os automóveis de marcas de luxo americanas ainda eram quase um padrão para os ricos e famosos brasileiros.
Veja a seguir algumas raridades desses tempos para quem curte o espírito nostálgico ou quer matar a saudade dos velhos tempos levando um pedaço da história automobilística para casa.
Os Cadillac de inspiração aeronáutica (que no Brasil ficaram conhecidos pelo apelido Rabo de Peixe) atingiram o seu auge no fim dos anos 1950. Mas ainda no início da década seguinte os luxuosos carros da marca americana traziam resquícios dessa ousada linguagem de desenho.
Um representante da época é o Cadillac Series 62, de 1960, na configuração duas portas sem coluna, oferecido por um vendedor de Caxias do Sul (RS) por R$ 650 mil.
Embora fosse um modelo de entrada da marca, tem sob o capô um motor 6.4 V8 de 329 cv e, de acordo com o anúncio, foi completamente restaurado no padrão original.
A picape Chevrolet Brasil foi lançada em 1958 como um modelo projetado, como deixa claro o seu nome, especificamente para o mercado brasileiro. Combinava a carroceria da geração Advance Design da picape americana com elementos da série Task Force, de 1955.
Um vendedor de Piracicaba (SP) pede R$ 149 mil por um exemplar de 1961 da picape. Sem dar muitos detalhes no anúncio, as fotos revelam uma unidade aparentemente bem cuidada e ainda equipada com o motor original 4.2 a gasolina de seis cilindros.
Uma lista de carros clássicos dos anos 1960 não estaria completa sem um Volkswagen Fusca, o carrinho alemão que virou símbolo de mobilidade sobre quatro rodas para muitas famílias brasileiras da época.
Um vendedor de São Paulo (SP) pede R$ 37.900 por um belo exemplar de 1965 do carrinho. Com a bela combinação de carroceria vermelha com o interior branco, está equipado - segundo o anúncio - com o motor 1.2 de 36 cv.
O principal concorrente do Fusca no mercado brasileiro era o pequeno Gordini. Um modelo compacto de quatro portas que era uma variação feita sob licença pela Willys-Overland do Brasil do francês Renault Dauphine - e equipada com um motor 0.8 de 40 cv.
Um anunciante de Bragança Paulista (SP) pede R$ 130 mil por um exemplar de 1968 do Gordini 4, uma das últimas unidades produzidas do carrinho francês, já que a Ford havia comprado a filial local da marca americana e se preparava para lançar o Corcel naquele mesmo ano.
O Toyota Bandeirante foi um dos carros mais longevos da história da indústria automobilística brasileira. Começou a ser fabricado por aqui em 1958, ainda com o nome Land Cruiser, e deixou de ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) só em 2001.
Um vendedor de São Paulo (SP) pede R$ 110 mil por uma unidade de 1965. De acordo com o anúncio, trata-se de um carro para colecionadores, todo original e funcionando perfeitamente. Inclusive com o motor OM-324, um diesel de 78 cv que era fornecido pela Mercedes-Benz para a marca japonesa.