A estratégia dos retoques estéticos para deixar carros mais esportivos é uma das mais recorrentes no mercado automotivo. Vez ou outra surge um novo representante desse sub-segmento, que chamamos de "esportivados" - são carros com visual arrojado, mas sem qualquer melhoria em mecânica ou desempenho.
O mais novo integrante da turma é o Nissan Versa SR, que acaba de ser lançado. A configuração entrega um design com apelo esportivo, mas não troca a mecânica. Como o três volumes japonês, há uma série de outros modelos que são esportivos apenas no visual. Não chega a ser um problema: o barato aqui é desfilar bonito e ficar bem na foto, sem precisar acelerar forte.
Confira nossa lista com cinco modelos que têm essa mesma proposta, e que eventualmente nem são tão lembrados. Alguns continuam à venda e outros já saíram de linha, mas todos são bom negócio para quem quer ficar bem na foto!
Apresentado pela Fiat em 2019, o Cronos HGT trazia debaixo do braço a cartilha do carro esportivado. A versão tinha rodas com acabamento na cor preta, detalhes em preto fosco no para-choque e na logo da Fiat, além de um spoiler na tampa do porta-malas e máscara escurecida nos faróis. Por dentro, os bancos tinham acabamento exclusivo e o painel vinha com detalhes em vermelho.
As mudanças se resumiam à estética, mas eram de bom gosto. Na parte mecânica, o Cronos HGT era equipado com o motor (hoje já aposentado) 1.8 E.torQ, que rendia 139 cv de potência e 19,3 kgf.m de torque. A transmissão era automática de seis marchas. Mesmo conjunto presente em outras versões vendidas à época. A versão foi descontinuada na linha 2022.
Aproveitando a fama da divisão esportiva Gazoo Racing, o Toyota Corolla GR-Sport também usa "em partes" a fórmula dos esportivados para agradar ao público. Ainda em linha, a versão tem visual "apimentado", mas - caso raro - também adiciona leves mexidas mecânicas.
O sedã tem suspensão modificada, amortecedores diferentes, braço estrutural ligado ao chassi e defletores instalados no assoalho. A motorização, contudo, é a mesma das versões XEi, com motor quatro cilindros aspirado 2.0, de 177 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque. A transmissão é automática CVT.
O segmento das picapes não passa ileso pela onda dos esportivados. Em sua recém-chegada terceira geração, a Chevrolet Montana tem na versão RS a alternativa com design esportivo. O modelo ganha uma grade com acabamento exclusivo, badges alusivos à versão, rodas exclusivas, bancos com revestimento em couro e costuras em vermelho.
A parte mecânica é a mesma da configuração Premier. O motor é o três cilindros 1.2 turbo, que rende 133 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque. A transmissão é automática de seis marchas e a tração dianteira.
O Uno Sporting também adota a proposta do "esportivado" com um algo a mais. Além do visual, com adesivos nas laterais, detalhes na grade, para-choques e outras mudanças, o hatch da Fiat tinha ajuste esportivo na suspensão e spoiler traseiro.
Na linha 2016, a configuração vinha equipada com o mesmo motor aspirado 1.3 Firefly usado em outras versões. Capaz de render até 109 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque, o conjunto era casado com transmissão manual de cinco marchas ou com a automatizada (Dualogic) de seis velocidades.
A pimenta no nome até sugeria que o Volkswagen Fox Pepper era uma versão "apimentada", mas isso não era verdade. O hatch compacto, assim como os demais aqui nessa lista, tinha retoques visuais, mas não passava disso.
O para-choque tinha detalhes exclusivos, assim como a grade com um friso vermelho. Os retrovisores usavam o mesmo tom contrastante - que, aliás, também aparecia no revestimento dos bancos e em detalhes no painel. Lançada em 2015, a configuração usava o mesmo motor 1.6 MPI, de 120 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque, das outras versões.