Também conhecida como placa de colecionador, a placa preta é concedida a automóveis com mais de 30 anos de fabricação e que se destacam pelo ótimo estado de conservação e alto grau de originalidade.
E além da importância simbólica, ter uma placa preta em seu carro antigo também ajuda a valorizar a sua raridade no mercado de usados. Confira a seguir cinco modelos de automóveis que passarão a ter o direito de receber a placa preta em 2025. Qual deles é o seu favorito?
A Chevrolet S10 inaugurou no nosso mercado o segmento das picapes médias. Modelos que combinam o chassi convencional das picapes maiores com a possibilidade de serem guiadas por motoristas com a CNH categoria B.
Mas o início foi bem tímido. No lançamento, em 1995, a picape tinha apenas a opção de cabine simples e dois níveis de acabamento (Standart e Deluxe). A única opção de motorização era um 2.2 a gasolina, com injeção monoponto e 106 cv de potência, e câmbio manual de cinco marchas.
Durante anos, a Fiat foi conhecida no Brasil pelos seus carros racionais e econômicos. O Coupé foi um dos primeiros modelos a destoar dessa imagem. Importado da Itália, era um esportivo de linhas ousadas.
Embora uma variação sobrealimentada estivesse disponível no exterior, no mercado brasileiro a Fiat só comercializou o carro aspirado, equipado com um motor 2.0 16V de 137 cv. Mesmo assim, uma bela potência para o Brasil dos anos 1990.
O belga Ford Mondeo estreou no Brasil em 1995 como uma alternativa da marca do oval a outros europeus de prestígio que chegaram por aqui na mesma época, como o Volkswagen Passat.
Mas não foi exatamente um sucesso e hoje são raros os exemplares impecáveis do modelo no mercado brasileiro de carros usados. Mas o carro tem suas qualidades. É bem equipado e pode ser encontrado por valores acessíveis.
O Renault Twingo foi muito inovador para o seu tempo, com soluções visuais e técnicas que se tornariam padrão nos subcompactos dos anos seguintes.
No lançamento, em 1995, era importado da França e equipado com um motor 1.2 de 55 cv de potência. É um carro difícil de se achar impecável por aí. Mas ainda é bastante usável no dia a dia. Sem contar que é um carrinho com uma cara bem simpática!
Lançados em 1995, os quatro portas Volkswagen Golf GL e GLX eram as versões familiares da terceira geração do hatch médio, que chegou ao Brasil no ano anterior apenas na configuração esportiva GTI, de duas portas.
São carros cheio de qualidades e que podem ser encontrados em bom número no mercado de usados. Mas os exemplares em bom/ótimo estado de conservação já são vendidos por somas relativamente consideráveis. Em resumo: corra para garantir o seu.