Quando o assunto são carros médios e compactos com bom desempenho, uma das combinações mais interessantes disponíveis no Brasil é a do motor Volkswagen TSI com um câmbio manual.
Tanto que a marca alemã resolveu ouvir os pedidos dos fãs e relançou a amada configuração na nova versão TSI do Polo 2023, que custa a partir de R$ 92.990 e nós aqui do WM1 já tivemos a oportunidade de conhecer.
Mas quais são as opções de carros TSI manuais, na mesma faixa de preços do compacto zero-quilômetro, disponíveis no mercado de usados.
Confira a seguir uma seleção do que encontramos no estoque da Webmotors.
Por R$ 81.900, ou pouco menos que o valor pedido pela Volkswagen no Polo MPI 2023, um vendedor de Goiânia (GO) oferece um Jetta 1.4 Trendline 2016.
Com 64 mil quilômetros no hodômetro, o sedã médio tem um motor 1.4 TSI de 150 cv e um câmbio manual de seis marchas. Isso sem contar o amplo espaço interno e o porta-malas generoso, de 510 litros.
Segundo o anúncio, o carro passou por algumas modificações no visual, como a instalação de novas rodas, faróis de LED e da frente da variação esportiva GLI, que não existia no Brasil nesta geração. Mas o comprador desse Jetta leva também várias peças originais.
Está interessado no Polo TSI? Pois antes de fechar negócio eu recomendo que você dê uma olhada no Golf com o mesmo motor 1.0 TSI.
No hatch médio, o propulsor turbo de três cilindros desenvolve 125 cv (são 116 cv no Polo) e o câmbio tem seis marchas. Isso sem contar que o Golf é mais completo e tem um acabamento interno superior - além de ser uma delícia de guiar.
Um vendedor de São José do Rio Preto (SP) pede R$ 83.900 por um exemplar do Golf 1.0 Comfortline 2017, com 49 mil quilômetros no hodômetro. Encara ou passa?
Lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross tinha como opção mais acessível a versão 200 TSI com o câmbio manual de seis marchas. Mas, nesses tempos de preferência pelos automáticos, o público não curtiu a ideia e a marca alemã retirou a opção da linha no ano passado.
Isso faz do T-Cross manual uma relativa raridade, mas que vale o garimpo para aqueles que curtem o prazer de dirigir carros TSI passando as marchas como nos velhos tempos. Mesmo com uns anos de estrada, o motor do SUV é o mesmo 1.0 de 128 cv do carro zero-quilômetro. Assim como o visual da carroceria.
Um vendedor de Volta Redonda (RJ) pede R$ 89.990 por um exemplar 2020 do T-Cross, com 51 mil quilômetros rodados. Segundo o anúncio, o carro é de único dono e passou por todas as revisões obrigatórias na concessionária.
Curte os Golf, mas acha que o motor 1.0 TSI não é o suficiente? Uma alternativa são os exemplares mais antigos da sétima geração, importados da Alemanha e que tem sob o capô a combinação do motor 1.4 TSI de 140 cv com um câmbio de seis marchas.
Ainda comparando com o 1.0 TSI nacional, esse Golf alemão tinha elementos mais sofisticados, como a suspensão traseira multibraços e o freio de estacionamento eletrônico.
Um vendedor do Rio de Janeiro (RJ) pede R$ 91 mil por um exemplar de 2014 da versão Highline. Com 59 mil quilômetros rodados, passou por algumas modificações mecânicas e estéticas para ficar um pouco mais "sinistro".
Até a chegada do Polo TSI, o Up! TSI era o último hatch compacto da Volkswagen a combinar o motor turbo e o câmbio manual. Embora nascido como um popular, ficou mais conhecido por unir carroceria compacta com o bom desempenho do motor 1.0 TSI de 105 cv.
Transformado em objeto de desejo, o modelo valorizou bastante desde que a Volkswagen tirou o modelo de linha, no ano passado. Tanto que já é possível encontrar carros anunciados por mais de R$ 90 mil.
É o caso de um exemplar da versão Xtreme de 2021, oferecido por um vendedor de Campinas (SP). O anúncio destaca que o hatch rodou 13.580 quilômetros, é de único dono e está em estado de zero-quilômetro. O valor exato é de R$ 91.990. Ou R$ 1 mil a menos que o pedido pela Volkswagen no Polo TSI.