Cinco dicas para conservar os pneus e economizar

Veja como fazer para poupar esses equipamentos que podem rodar até 50 mil quilômetros quando bem utilizados

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Cinco dicas para conservar os pneus e economizar
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cuidar bem da saúde dos pneus de seu carro pode fazer você economizar uma grana - e em tempos atuais, salvar um dinheiro é uma ótima ideia, certo? Então, que tal dicas para conservar os pneus?

Abaixo, vamos listar cinco macetes para você cuidar melhor dos pneus do seu carro e fazer com que esse hábito reflita no seu bolso. Tem mais ideias ou sugestões? Deixe no campo de comentários!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dicas para conservar os pneus

1. Use somente pneus originais

Não troque os pneus que vêm de fábrica por outros que não sejam os originais ou indicados para o carro. Quando a montadora projeta um automóvel, ela faz os cálculos para chegar à conclusão sobre quais são as peças ideais para o modelo - e isso vale para todos os componentes, inclusive os pneus.

Muitas pessoas consideram somente as medidas na hora de trocar o pneu, mas se esquecem de optar pela mesma marca. Não faça isso. Afinal, o pneu usado pelo fabricante será a mais eficiente e vai durar mais tempo. Isso significa melhor custo-benefício e, consequentemente, dinheiro salvo.

O pneu é parte fundamental do carro e também ajuda no consumo de combustível
Crédito: iStock
toggle button

2. Mantenha-os calibrados

Calibrar os pneus é importante, tanto pela conservação da borracha, quanto pela economia de combustível, além de interferir diretamente na dirigibilidade do carro.

Afinal, pneus com a pressão incorreta tornam o veículo mais instável. Ajuste-os corretamente e não se esqueça do estepe - já falamos também por aqui sobre esse processo de calibragem.

Para calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pelo fabricante (no manual ou em uma etiqueta na coluna central do veículo, quando houver).

Dá para fazer o trampo no posto ou com um calibrador de ar próprio. Mas fique atento: encher o pneu mais que o recomendado desgasta mais o centro da banda de rodagem; encher menos acaba com os lados do pneu.

3. Faça rodízio a cada 10 mil km

Uma das dicas para conservar os pneus é fazer um rodízio - pode ser a cada 10 mil quilômetros ou quando for recomendado pelo próprio fabricante ou por um borracheiro.

O procedimento deve ser realizado para que a borracha se desgaste uniformemente, de modo a evitar que você tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos do carro.

É simples: troque os pneus dianteiros pelos traseiros e respeite os lados (dianteiro direito com o traseiro direito e dianteiro esquerdo com o traseiro esquerdo).

Gastar os pneus de modo uniforme e por igual ajuda a aumentar a vida útil da peça, portanto você economiza uma grana por, pelo menos, mais algum tempo.

Com o rodízio, os pneus desgastam por igual e assim você pode economizar na hora de trocar o equipamento
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Cuide do alinhamento

Além do rodízio, o alinhamento é uma das mais importantes dicas para conservar os pneus. O serviço deve ser feito regularmente - de preferência, também a cada 10 mil quilômetros.

O serviço mantém as quatro rodas alinhadas e impede que o pneu se arraste e desgaste mais rapidamente, o que ajuda a preservar o componente.

Como saber se os pneus do carro estão desalinhados? Simples: o volante costuma "puxar" para um dos lados.

5. Dirija com calma e sem queimar borracha

Acelerar demais para "cantar" pneu, frear de modo brusco e fazer curvas mais nervosas são modos de acabar com a vida útil dos pneus.

Portanto, a melhor maneira de salvar uma grana e conservar a borracha é dirigir com calma e cuidado. Se for possível, antecipe freadas e procure ganhar velocidade aos poucos, sem pressa. Seu bolso agradece.

Comentários
Wid badge