Citroën Basalt: razões para ter e para repensar

O novato é um dos SUVs mais acessíveis do mercado brasileiro. Mas será que esse é o automóvel certo para você?

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Citroën Basalt: razões para ter e para repensar
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Citroën Basalt estreou no Brasil como um dos SUVs mais acessíveis do nosso mercado. Mesmo esse carro das fotos - na versão de topo Shine - sai por R$ 104.990. Valor equivalente ao de um sedã compacto de entrada.

Mas, além do preço muito competitivo, o Basalt Shine tem também outros atributos. Um deles é o conjunto mecânico composto pelo motor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio automático CVT.

O Basalt é um carro com várias qualidades. Mas também tem uma cota de características que podem fazer você repensar a sua compra. Confira a seguir três boas razões para comprar o Basalt e três motivos para você escolher outro carro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    Citroën Basalt Shine Frente (1)
    Mesmo nessa versão de topo, o Basalt é um dos SUVs mais acessíveis do nosso mercado
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
    toggle button

    Citroën Basalt Shine: três razões para ter e três para repensar

    Razões para ter um Basalt

    1. Desempenho

    Como eu falei no começo do texto, o bom desempenho é um dos ponto fortes do Citroën Basalt. Mesmo com essa proposta de ser um SUV barato, agrada bastante pelo ótimo fôlego do motor turbo, combinado com um eficiente câmbio CVT.

    Você até esquece que existe um modo "Sport" para a transmissão, embora deixe as respostas do Basalt ainda mais interessante. E vamos aos números: o SUV-cupê acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 199 km/h de velocidade máxima.

    2. Espaço interno

    Com 4,34 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o Basalt não é um compacto tão pequeno assim. E isso se reflete no interior.

    O espaço no banco traseiro é bastante amplo e a carroceria alta facilita muito a vida dos pais de crianças pequenas. É possível viajar com quatro adultos tranquilamente. E levando bastante bagagem, já que o porta-malas tem ótimos 490 litros de capacidade.

      A cabine é bastante ampla e permite levar adultos e crianças com muito conforto
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      3. Pegada de SUV

      Se você curte carros com pegada SUV, o Citroën Basalt é um carro que você deve  considerar. Além da posição de guiar bem alta, o novato da marca francesa também tem outras características típicas dos utilitários esportivos.

      Uma delas é o bom vão livre para o solo, de 18 cm, que permite passar por valetas sem medo de raspar a frente. Pneus borrachudos na medida 205/60 R16 e a suspensão macia também contribuem para o conforto ao trafegar por pisos irregulares.

      Razões para repensar

      1. Equipamentos de série

      Quem comprar um Basalt Shine não vai passar aperto. A lista de itens de série é bem recheada. Mas o modelo fica devendo alguns itens como chave presencial, faróis com acendimento automático e airbags de cortina.

      Um carro que oferece todos esses itens acima é o Chevrolet Onix Plus LT, que não é um SUV e não é equipado com motor turbo. Por outro lado, é mais barato: R$ 101.590.

      A lista de equipamentos de série é boa, mas o Basalt poderia ser ainda mais completo e ter acabamento melhor
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      2. Acabamento interno

      Apesar da cabine bem espaçosa e dos bancos de couro, o Citroën Basalt Shine tem  acabamento bastante simples mesmo para um compacto. Para se ter uma ideia, não há material macio ao toque nem nos painéis de porta.

      Um carro com o acabamento interno - um pouco - mais refinado e na mesma faixa de preço do Basalt é o Hyundai HB20S Limited Plus, que é menos equipado e tem motor menos potente. Mas parte de R$ 102.090.

      3. Mais conforto, menos dinâmica

      O Basalt é um carro alto, de suspensão macia e direção bem leve. Características que o tornam o SUV-cupê bem amigável no uso urbano, mas nem tanto no uso rodoviário.

      Para os que gostam de um carro ágil e bom de curva, uma opção é o Renault Kardian, modelo que acaba de estrear na versão Evolution manual, que combina o motor 1.0 turbo de 125 cv com um câmbio de seis marchas. O preço? R$ 106.990.

      Pneus borrachudos e suspensão macia fazem o Basalt ter uma rodagem mais voltada para o conforto
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Anuncie seu carro na Webmotors

      Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

      Até o dia 15 de outubro você pode aproveitar o nosso cupom de desconto e garantir 20% OFF para escolher um dos nossos planos e criar o seu anúncio online em poucos minutos. Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo.

      Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite o nosso cupom e faça o seu anúncio. CLIQUE AQUI e crie seu anúncio com desconto!

      Vídeo relacionado

      Veja também

        Comentários