Veja como definir o preço ao anunciar seu veículo

Webmotors oferece ferramenta para pesquisar os preços médio, máximo e mínimo de determinado modelo para você não errar

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Alessandro Reis
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Você vai anunciar seu veículo para venda e precisa definir um preço justo, que satisfaça suas expectativas e esteja dentro da realidade do mercado, para vender logo. Uma iniciativa natural é pesquisar anúncios de veículos com características e quilometragem semelhantes para ter uma novação.

No entanto, tem um caminho mais fácil: na Webmotors, você pode pesquisar os preços mínimo, máximo e médio do seu carro, moto ou utilitário, novo, usado ou seminovo, com base nos próprios anúncios publicados na plataforma, informando ano, marca, modelo e estado onde o veículo se encontra - além de dizer se ele é blindado ou não. Além disso, após preencher o mesmo formulário, você tem acesso ao preço médio de acordo com a tabela Fipe.

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Pesquisa prévia garante preço certo para quem está vendendo e também para quem vai comprar
Crédito: iStock
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Essa funcionalidade, que é uma verdadeira mão na roda para precificar seu veículo antes de anunciá-lo, também serve como referência para aqueles que pretendem comprar determinado modelo e querem ter uma noção dos valores praticados pelo mercado.

Atente que, a partir do valor médio informado pela Webmotors, é possível cobrar um extra caso seu veículo tenha baixa quilometragem e esteja em boas condições de conservação.

De acordo com Amos Lee Harris Junior, CEO da Uniauto (Universidade Automotiva), especialista no mercado automotivo, veículos com baixa quilometragem, sem detalhes e com a originalidade preservada são aqueles com valor real de mercado. "Na negociação entre particulares, o vendedor de um veículo nessas condições pode exigir o preço médio da Fipe sem descontos, que é a referência do mercado e serve de base para o cálculo do IPVA em cada estado. Note que dificilmente a instalação de acessórios e outros itens não originais de fábrica vai ajudar a incrementar o preço final", destaca o especialista.

Harris Junior também salienta que, na venda do veículo a um lojista, dificilmente você será reembolsado com a integralidade da tabela Fipe. "Em geral, loja ou concessionária paga 20% a menos sobre a Fipe, para obter margem de lucro na revenda e arcar com custos como comissão do vendedor, estadia e outros. Em geral, lojista só paga o valor Fipe se o seu usado for entregue na troca por um carro zero", explica Harris Junior.

Após realizar a pesquisa de preços na Webmotors, aparece o botão "Venda pelo melhor preço". Ao selecioná-lo, você é convidado a finalmente publicar o anúncio com as vantagens que o site de classificados automotivos oferece, a começar pela valorização do seu veículo: ao vendê-lo diretamente ao comprador, são bem maiores as chances de fechar negócio pelo valor cheio da tabela Fipe. Com isso, você evita uma depreciação de cerca de 25%, dependendo do modelo, que você sofre, por exemplo, ao oferecer seu carro na troca por outro.

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