Muito se fala que manutenção de carros elétricos é bem mcomo-e-a-manutencao-de-carro-eletricoais simples. Verdade, os modelos não têm aquela penca de componentes mecânicos do motor que exigem constante atenção. Mas será que isso se reflete no preço?
Dissecamos o plano de manutenção de carros elétricos vendidos no país. Levantamos os preços das revisões e também as principais averiguações e trocas feitas nas concessionárias para esses veículos ligados na tomada, bem como prazos de garantia.
Confira como é a manutenção de carro elétrico.
A configuração elétrica do sedã da marca chinesa tem plano de revisões a cada 10.000 km. Basicamente, são feitas trocas de filtro do ar e dos fluidos da caixa de redução e do freio, e do líquido de arrefecimento.
Recentemente lançado, o Cinquecento elétrico é importado em versão única Icon. Seu plano de revisões tem preços fixos cujos valores e serviços se alternam - mas são basicamente os mesmos.
A marca chinesa é a que mais oferece opções de elétricos no mercado. Recentemente, lançou o E-JS1, o elétrico mais barato do país. Ele se junta ao irmão iEV20, ao E-JS4 e ao iEV40 - em 2022 ainda começa a entrega do sedã E-J7., que está em pré-venda.
Os carros de passeio da JAC Motors têm os mesmos valores de revisões, que consistem em inspeção de itens e, basicamente, troca de filtro do ar-condicionado e do fluido dos freios. No caso do E-JS4 e do iEV40, os valores só trocam de alternância: R$ 399 a primeira, R$ 299, a segunda, R$ 399, a terceira, e assim sucessivamente.
O carro elétrico mais popular do mundo tem planos de manutenção em intervalos de 10 mil km. Basicamente, o Leaf visita a revenda para troca o filtro do ar e/ou fluido do freio a cada revisão.
A variante EV do hatch compacto foi apresentada no ano passado, mas as vendas começaram recentemente. No pós-venda, o grande diferencial do 208 elétrico é seu plano de revisões, a cada 20 mil km- e todas com o mesmíssimo preço e basicamente substituições do filtro do habitáculo e troca do fluido do freio.
O modelo elétrico da marca francesa foi lançado renovado em abril e troca a cada revisão o filtro de ar-condicionado - e, em intervalos maiores, a bateria de 12V (que não é a que movimenta o carro). Há verificação, ainda, de outros 22 itens.