Como economizar combustível é uma pergunta que nós que trabalhamos com notícias sobre carros sempre recebemos. Semanas atrás ouvi de um amigo: "como consigo economizar mais gasolina em um momento como esse, onde os preços estão bem salgados, já que eu só enfrento o trânsito em horários de pico?"
Bom, amigos, nós do WM1 resolvemos criar essa lista com dicas de como economizar combustível exatamente para momentos como esse. São hábitos que, se forem adotados da maneira correta, podem ajudar seu automóvel a beber um pouco menos do que o habitual. Vale lembrar que já falamos por aqui também sobre como mudar seu estilo de direção e até sobre como conservar os pneus.
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Para chegar a essas dicas, consultamos dados e relatórios da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), uma das entidades mais respeitadas do setor automotivo nacional.
Isso deveria ser regra para todos os carros, não só para os que enfrentam os horários de trânsitos mais agressivos, que costumamos chamar de "horário de pico" ou "hora do rush". Os pneus em dia, cheios - de acordo com o manual do proprietário - e em ordem ajudam a manter o nível de consumo original de um veículo - pneus murchos podem aumentar em até 25% o consumo.
A marcha mais econômica de cada carro pode mudar de acordo com as relações de marcha e o tipo de motor, mas engrenagens mais altas (criadas para velocidades maiores) tendem a exigir menos combustível pelo fato de manterem a rotação do motor mais baixa. É o caso, por exemplo ,de um veículo em uma estrada, a 120 km/h, que é mais econômico que em uma situação de um veículo em segunda marcha na cidade.
Isso posto, procure encontrar a rotação ideal do motor do seu automóvel para cada situação de trânsito e faça a troca no momento logo após o melhor rendimento de cada marcha - em carros compactos como os que mais vemos nas ruas, essa faixa de rpm costuma ficar entre 1.800 e 2.000 giros. Não force uma marcha até o fim sem necessidade.
Quando mais energia você pede ao carro, por meio de acelerações ou frenagens, mais combustível ele consume. Acredite: quanto mais você gira o volante, mais o carro precisa de etanol ou gasolina. Qualquer tipo de energia pedida pelo motorista vai alterar o consumo, seja na dinâmica do automóvel ou mesmo no ato de ligar o rádio ou o ar-condicionado.
Portanto, no engarrafamento, evite aquelas aceleradas mais fortes e freadas mais bruscas, que muitas vezes presenciamos de motoristas que costumam ter mais pressa - e que de nada adiantam. Quanto mais suaves forem seus movimentos e reações, menos o carro vai precisar beber.
Chegou a hora de encarar uma subida e você ainda está preso no trânsito. Faça o cálculo e tente completar o percurso sem precisar trocar de marcha. Nesse caso, de acordo com o peso do carro, tente manter a rotação entre 2.500 rpm e 4.000 rpm. O veículo vai "berrar" e mostrar que precisa de injeção de combustível, mas se faltar fôlego e você precisar reduzir uma marcha, vai ser pior.
Parou mais de duas vezes e demorou para se mexer de novo com o carro no meio do trânsito? Pois nesse caso procure começar a desligar o motor durante essas pausas, como faz o sistema start-stop de alguns automóveis. Nesse tipo de situação, o motor ligado gasta um pouco a mais do que se ele estiver totalmente inativo, ainda que seu carro beba pouco.
Se o trânsito for pesado, mas não parado, tente manter velocidades suaves e lineares.
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