Como saber quais os carros com seguro mais barato?
Para saber quais são os carros com seguro mais barato do Brasil, é importante entender como o cálculo é feito pelas seguradoras. Neste universo, os valores não são fixados por veículos, ou seja, motoristas de diferentes idades e classe social vão pagar valores diversos ao contratar o serviço.
Por isso, responderemos algumas dúvidas comuns em motoristas que procuram pagar mais barato no serviço. Para chegar aos valores, no entanto, o ideal é fazer uma simulação, disponível em muitas seguradoras — o mesmo vale para seguro de motos.
O que é usado para a seguradora calcular o perfil?
São inúmeros fatores que juntos definem o perfil do segurado e por isso as seguradoras não trabalham com uma tabela fixa de valores para os veículos:
- sexo;
- idade;
- estado civil;
- região que mora ou que circula com frequência;
- tempo de habilitação;
- modelo do veículo;
- pessoas incluídas no seguro;
- histórico do segurado e do carro,
- frequência e objetivo do uso (trabalho ou lazer, por exemplo).
Portanto, para saber se você vai pagar por um seguro barato ou caro, o começo de tudo está no seu perfil. Ele será a principal balança das empresas para calcular o preço final do prêmio.
Seguro para carro antigo e zero km tem diferença?
Sim, tem diferença. Normalmente um modelo mais novo costuma ser o carro com seguro mais barato do que os antigos, principalmente quando falamos dos clássicos com modelos mais populares. O principal motivo é a dificuldade das seguradoras em encontrar peças para os carros clássicos.
O que deixa o seguro de carro mais barato?
Como já dissemos, o valor do seguro pode variar de acordo com o perfil de quem contratá-lo. No entanto, algumas dicas podem ser valiosas quando o assunto é deixar o valor final do prêmio mais barato. Confira!
1 - Seja um condutor exemplar
Evitar ao máximo levar multas, ter um bom histórico no Detran e até mesmo em outras seguradoras e tudo que possa te colocar como um condutor exemplar facilita no menor preço do seguro. Portanto, seja um bom motorista e, consequentemente, pague menos pela proteção do seu modelo.
2 - Equipamentos de segurança
Ter instalado no veículo equipamentos de segurança contra roubos e furtos como rastreadores colabora para um valor menor do seguro, já que em casos de roubo a possibilidade de encontrar o carro é maior. No entanto, a dica é instalar apenas equipamentos da montadora, caso contrário, realize apenas o seguro.
3 - Carros com garagem
Se o veículo fica guardado na garagem — seja durante o dia ou à noite —, a cobertura do seguro veicular tende a ser mais barata, uma vez que o carro passa a correr menos risco de furtos, roubos e até mesmo batidas. Assim, se você possuir um lugar para guardar o seu modelo, a tendência é pagar menos.
4 - Faça uma pesquisa apurada
Em vez de já fechar o serviço na primeira seguradora que encontrou ou que fez contato com você, procure por outras opções antes de fechar o negócio. Ter em mãos orçamentos com diversas companhias vai fazer com que você saiba escolher a que oferece o melhor custo-benefício.
5 - Adicione jovens como condutores eventuais
Caso você tenha filhos habilitados em casa e queira colocá-los no seguro do carro, adicione eles como condutores eventuais. Geralmente, por estar começando e não terem experiência, as seguradoras costumam cobrar mais caro quando são jovens motoristas.
Encontre o modelo ideal aqui na Webmotors!
Agora que você já sabe quais são os carros com seguro mais barato e como as companhias chegam aos valores ofertados, escolha o melhor serviço de proteção do seu modelo. Além disso, confira os mais diversos modelos de carros aqui na Webmotors!
Comentários