Venda direta. Você deve ler e ouvir muito sobre essa modalidade de negociação de automóveis por aí, mas ela não se restringe apenas a grandes frotistas, taxistas ou PcD. Quem tem uma empresa ou mesmo MEI pode comprar carro pelo CNPJ e conseguir descontos interessantes, que chegam a 30%.
Mas esse tipo de compra também tem regras e é preciso ter paciência, pois o carro precisa ser encomendado diretamente à fábrica - a concessionária é tipo uma intermediadora nesse caso. Há limitações de unidades e versões, e os descontos variam por marca e modelo - e também mudam a cada mês.
Não há grandes diferenças. Para comprar carro pela empresa, é preciso levar o cartão CNPJ, comprovante de endereço da empresa e o documento do responsável pela compra - é necessário que a pessoa tenha prerrogativas legais para fazer a compra em nome da companhia. Para financiar o automóvel, aí são exigidos o contrato social e documentação dos demais sócios.
Lembre-se que o faturamento do veículo é feito diretamente com a fábrica, mas todo o processo de negociação e entrega é de responsabilidade da concessionária. Outra questão é quanto ao financiamento. Algumas marcas praticam as mesmas condições de Pessoa Física para Pessoa Jurídica, porém outras são mais restritivas nessa modalidade de compra.
O WM1 pesquisou em algumas revendas de diferentes fabricantes para ver quais as condições para comprar carro pela empresa que estão disponíveis no momento. O levantamento é válido para dezembro de 2020.
A marca costuma dar descontos de até 30% para alguns carros, mas as condições atuais estão mais atraentes para as linhas Onix e Tracker. Hatch, sedã e SUV são ofertados com abatimentos de 5% a 9%.
A Fiat é outra marca que costuma ser generosa com descontos para vendas diretas, mas no momento as condições são só para as picapes da montadora. As reduções de preço chegam a 20%.
Para este mês a marca está com alguns descontos bacanas para seus SUVs. O Renegade Limited flex, por exemplo, tem redução de 15% para quem comprar por PJ. Já o Compass pode ter redução de 14%.
A japonesa concede descontos de até 11% para alguns modelos. Na linha, o V-Drive tem bons abatimentos, enquanto o novo Versa, por ser lançamento, tem percentual menor de redução.
O fabricante francês tem condições especiais para compra pelo CNPJ para as linhas Sandero e Logan. Os descontos chegam perto dos 10%.
A marca alemã está com abatimentos de 5% a 8% para alguns modelos. Os preços cheios correspondem às versões com opcionais ou pinturas metálicas.