Elas deixaram de ter presença apenas em estradas de terra e ganharam as ruas e avenidas das metrópoles em todo o país. Com esse fenômeno, milhares de futuros motoristas se perguntam: quais são as caminhonetes mais baratas do Brasil?
Como há opções de todos os tamanhos e estilos para os diferentes gostos e bolsos, faremos uma lista geral e também iremos dividir em seus respectivos segmentos. Confira detalhes e características de cada modelo antes de decidir qual comprar! Todos os valores são referentes ao mês de julho de 2020.
O mercado de caminhonetes é dividido atualmente em três segmentações: picapes compactas, intermediárias e médias. Por isso, a diferença de preço entre o primeiro e o último modelo da lista é três vezes maior. Mas, sem mais delongas, confira quais são as caminhonetes mais baratas do Brasil!
Atualmente, o título de caminhonete mais barata do Brasil fica com a compacta Volkswagen Saveiro, que começa a ser vendida abaixo dos R$ 60 mil na versão Robust CS (cabine simples). Na opção com cabine dupla, o valor sobe para R$ 73.200.
Nas duas, o modelo é equipado com um motor 1.6 com potência de 104 cv com etanol e 101 cv, com gasolina, além do câmbio manual de cinco marchas. Já a topo de linha Cross CD (cabine dupla) recebe motor 1.6 16V mais potente (de até 120 cv) e tem preço a R$ 92.690.
Menor picape da Chevrolet no Brasil atualmente, a veterana Montana garante o segundo lugar entre as caminhonetes mais baratas do país com o preço inicial da versão LS a R$ 60.990. A outra opção, Sport, é vendida inicialmente por R$ 73.090.
[caption id="" align="alignnone" width="1600"] Chevrolet Montana é a segunda picape mais em conta do país[/caption]
Após ser repaginada e ganhar um novo desenho, a picape mais vendida do Brasil chega em sua nova geração com preço inicial de pouco mais que R$ 63 mil na versão de entrada Endurance. A opção topo de linha, Volcano de cabine dupla e quatro portas, custa R$ 79.990.
A geração anterior da picape, ano/modelo 2020, ainda continua sendo vendida. Nela, a versão de entrada, Working CS (cabine simples) é vendida com preço inicial de R$ 56.590 — o que a colocaria como a caminhonete mais barata do Brasil. A topo de linha, Adventure, custa R$ 84.990.
[caption id="" align="alignnone" width="1600"] Segunda geração da Fiat Strada em sua versão Endurance. Mais vendida, também é uma das caminhonetes mais baratas[/caption]
Com preço de compacta, a picape da Renault custa pouco menos de R$ 70 mil na versão Express e aparece entre as caminhonetes mais vendidas do país. A opção topo de linha, Dynamique, tem preço inicial de R$ 80.690.
[caption id="" align="alignnone" width="1500"] Renault Oroch é picape médio-compacta baseada no espaçoso SUV Duster[/caption]
Apesar de estar um degrau abaixo das picapes médias em proporções, a Fiat Toro custa R$ 100 mil em sua versão de entrada Endurance. O preço é bem superior aos R$ 76.500 do lançamento da caminhonete, em 2016.
Para um modelo que pouco mudou no design, a explicação para o aumento de quase R$ 25 mil em menos de cinco anos está no ganho de equipamentos, reajuste geral de preços do mercado e, principalmente, no sucesso da picape ano após ano. A opção topo de linha, Toro Ultra, com motor turbodiesel, custa R$ 172.990.
[caption id="" align="alignnone" width="1280"] Fiat Toro Endurance é a versão mais em conta da caminhonete sucesso de vendas[/caption]
Além de ser a caminhonete mais vendida da Chevrolet no país, a S10 acaba de ser reestilizada e é a opção do segmento médio com o menor preço. Atualmente, o modelo é oferecido em diversas variações, mas destacamos a opção de entrada, Advantage CD, por R$ 125.390; a com cabine simples por R$ 167.200 e a topo de linha High Country (R$ 213.290).
Picape média mais vendida no país, a versão de entrada SR com cabine dupla da Hilux custa pouco mais de R$ 130 mil, enquanto a topo de linha SRV chega a R$ 158.790. Já uma versão da caminhonete com cabine simples custa R$ 164.012.
Única caminhonete presente no portfólio da Ford no país, a versão mais barata da Ranger é a XL com cabine simples, vendida por pouco mais de R$ 143 mil. Na outra ponta, a topo de linha Limited chega a R$ 219.890.
[caption id="" align="alignnone" width="1920"] Ford Ranger é a única picape da Ford disponível no mercado brasileiro e está entre as caminhonetes mais baratas[/caption]
Modelo mais vendido da Mitsubishi no primeiro semestre de 2020, a L200 Triton Outdoor começa a ser vendida por quase R$ 153 mil na versão de entrada GLX. Na opção topo de linha, HPE-S, o valor chega a R$ 205.990.
Um dos principais modelos no portfólio da Nissan, a Frontier é comercializada em quatro configurações. A versão S, por pouco mais de R$ 155 mil, a mais barata. A topo de linha começa a ser vendida com o preço de R$ 196.690.
[caption id="" align="alignnone" width="1280"] Nissan Frontier na versão de entrada S é a décima caminhonete mais barata do mercado[/caption]
Enquanto a Saveiro abre a lista das caminhonetes mais baratas do Brasil, a Amarok fecha no último lugar. Com preço inicial na versão SE de cabine dupla por pouco mais de R$ 185 mil, o modelo chega a incríveis R$ 238.420 na topo de gama V6 Extreme.
[caption id="" align="alignnone" width="1200"] Volkswagen Amarok V6 Highline série Extreme é a mais cara da gama[/caption]
O mercado brasileiro reúne apenas três opções de caminhonetes compactas atualmente. São elas: Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Fiat Strada. Velhas conhecidas do segmento, as veteranas têm tamanhos semelhantes e preços parecidos.
Apesar de ser a única picape oficialmente abaixo dos R$ 60 mil (por R$ 10) na versão de entrada, a diferença da Saveiro para a sua principal concorrente, a Strada, é de apenas R$ 3.600. Entre elas, está a Montana, a menos vendida entre as três opções.
Com poucos concorrentes para bater de frente, a Toro lidera com folga nas vendas, mesmo com preço R$ 30 mil mais caro que a Duster Oroch, no segmento de picapes intermediárias. Até a chegada de mais opções - como a esperada Santa Cruz, da Hyundai, a VW Tarok e outros projetos -, a caminhonete da Fiat se aventura na disputa com adversárias maiores.
Segmento com a maior variedade de modelos, as picapes médias são fundamentais para o volume total de vendas de muitos fabricantes. Destacamos as três opções de caminhonetes mais baratas no mercado atualmente.
Será que o preço corresponde às vendas? Para tirar essa dúvida, listamos também as caminhonetes mais vendidas do Brasil. Com o propósito de facilitar o entendimento dos dados, dividimos em dois tópicos: acumulado do primeiro semestre de 2020 de modelos zero quilômetro e, em seguida, seminovos e usados.
Todos os dados são fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), principal responsável pela contabilização dos números de emplacamento e vendas entre modelos novos, usados e seminovos. Confira!
A Strada liderou o primeiro semestre de 2020 de ponta a ponta, mesmo sem ser a opção mais barata do segmento. Na segunda posição, para garantir a dobradinha da Fiat, a intermediária Toro vende bem, mas não aparece entre as caminhonetes mais baratas, como mostramos anteriormente.
Líder entre as mais vendidas dos modelos zero quilômetros e líder também entre os seminovos e usados. A Fiat Strada é a picape mais negociada do Brasil. Agora, após a chegada da nova geração e a mudança no visual, vale acompanhar como o mercado irá reagir.
A escolha de uma caminhonete vai depender muito da necessidade do motorista. Como você pode observar, há modelos de diferentes tamanhos e preços para atender as mais diferentes situações. Portanto, vale conhecer detalhadamente as características que cada veículo oferece antes de escolher o seu.
Para te ajudar nessa, você pode conferir o nosso Catálogo 0Km. Lá, você pode consultar informações sobre o tamanho das picapes, das caçambas, as opções entre motores flex e a diesel, entre outras características de cada modelo.
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