Uma prática que tem ganhado muitos fãs é a utilização de um escudo "anti-encostões" no para-choque traseiro. Trata-se de um protetor de espuma de alta densidade com quase 1 metro de largura que cobre toda a lataria do carro e tem capacidade de absorver a energia de um típico impacto leve causado durante um erro na hora da baliza, por exemplo.
Para instalar, você não precisa de cola - material que poderia causar dano à pintura. De acordo com a Proteporta, uma das marcas que vende esse escudo, o protetor é sustentado por tiras de náilon que têm extremidades com velcro, que ajudam a fixá-lo sem prejudicar o carro ou a parede onde for colado - muita gente também coloca o protetor na garagem para não comprometer a estética do veículo.
Segundo a empresa, o escudo se adapta a boa parte dos carros nacionais e importados vendidos no Brasil - mas é importante dizer que ele tem compatibilidade com picapes (que não têm carpete para fixação do velcro) ou modelos que venham com parte do para-choque incorporada à tampa do porta-malas, como é o caso de algumas peruas.
Atualmente o equipamento custa R$ 199,90 no site da Proteporta, mas é possível encontrar opções mais baratas de outras marcas na internet. Estas empresas especializadas em escudos de proteção, inclusive, têm outros tipos de protetores, como de portas laterais, maçanetas e até de consoles de cabine.
Se você é do tipo zeloso com seu carro, a ideia é interessante, afinal compensa pagar a parcela única de um acessório como este do que levar o carro para conserto na oficina, fato que vai tirar pelo menos R$ 300 ou R$ 400 do seu bolso - e que pode acontecer mais de uma vez. Repare na imagem abaixo que é possível colocar o escudo dentro do porta-malas e retirá-lo toda vez que for manobrar.