O mercado brasileiro de carros zero km ainda tem opções para quem quer gastar até R$ 75 mil. Com o avanço dos preços, as alternativas não são muitas. Mas ainda há modelos interessantes, principalmente para aqueles que buscam um primeiro carro.
Isso porque a lista tem apenas modelos subcompactos e compactos. Não espere itens de série sofisticados como painel digital ou sistemas semiautônomos de direção.
Mas o mínimo para garantir a sobrevivência nos grandes centros, como ar-condicionado e direção assistida, está presente em todas as opções da lista. Outro detalhe é que nessa faixa de preço só temos modelos que combinam motores 1.0 e câmbio manual.
O Fiat Mobi ainda tem as suas duas versões - Like e Trekking - posicionadas abaixo dos R$ 75 mil. A dupla é equipada com o mesmo motor 1.0 Fire de quatro cilindros, que rende 74 cv a 6.250 rpm e 9,7 kgf.m de torque a 3.250 rpm. O motor vai casado com o câmbio manual de cinco velocidades já conhecido da Fiat.
As versões se distinguem principalmente pela questão visual. Enquanto a Like (R$ 66.447) tem apelo (um pouco) mais urbano, a versão Trekking (R$ 69.512) adiciona mais elementos visuais aventureiros como adesivos, rodas escurecidas e outros detalhes em preto fosco.
Na linha 2023, os modelos passaram a oferecer a opção dos controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa. A central multimídia também é opcional na versão de entrada. Já na topo, o equipamento é de série.
O Renault Kwid Zen na linha 2023 é vendido em três versões e todas elas ficam dentro da faixa dos carros zero km até R$ 75 mil. Todas são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros, que rende 71 cv a 5.500 rpm e 10 kgf.m a 4.250 rpm.
A transmissão também é manual de cinco marchas. O modelo se destaca pela boa quantidade de equipamentos, em especial na versão Outsider (R$ 71.990). Antes dela, a linha inclui também as configurações Zen (R$ 65.790) e Intense (R$ 68.590).
Na configuração de topo, o subcompacto tem faróis de neblina, central multimídia com espelhamento, câmera de ré, rodas de liga leve e retrovisores com ajustes elétricos, airbags laterais e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
O Chevrolet Onix é uma opção para quem tem nos equipamentos de segurança um fator de decisão de compra. Mesmo na versão de entrada 1.0 - a única na faixa de preços até R$ 75 mil - oferece um bom conteúdo de série.
Diferente das versões mais caras, que usam um 1.0 três cilindros turbo, o Onix de entrada está equipado com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgf.m de torque a 4.100 rpm.
A partir de R$ 73.550, a lista inclui seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros e travas elétricas, e rádio bluetooth com quatro alto-falantes.
O Fiat Cronos tem apenas a versão de entrada 1.0 dentro da faixa até R$ 75 mil. Sem muitos luxos, o modelo oferece ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, alarme e quadro de instrumentos com tela de TFT de 3,5 ".
A versão básica do Cronos sai por R$ 74.790 e tem o motor 1.0 Firefly de três cilindros, com 75 cv e 10,7 kgf.m de torque. O câmbio é manual e tem cinco marchas. Nessa configuração, o sedã não tem nenhum opcional.
O Cronos é uma boa opção para quem busca um carro de bom custo-benefício. Afinal, por um valor pouco maior do que o de um subcompacto, é possível levar um sedã com um porta-malas de interessantes 525 litros.