Em meados da década passada, R$ 100 mil era a margem de preços que separava os carros de marcas generalistas dos modelos premium. Atualmente, com esse valor, é possível comprar, no máximo, a versão intermediária de um sedã médio ou um SUV compacto.
Os carros zero quilômetro encareceram consideravelmente nos últimos anos devido a inflação e desvalorização do real frente ao dólar.
Mas, uma parcela de consumidores prefere abrir mão de um modelo novinho em folha para comprar um carro de luxo usado. Basta fazer uma rápida pesquisa aqui na Webmotors para encontrar ofertas com preços bastante atraentes.
Além do status de estar a bordo de um carro de categoria superior, os modelos de marcas de luxo entregam alto nível de equipamentos de conforto e segurança, acabamento mais caprichado e qualidade construtiva superior. Embora os valores de mercado sejam considerados baixos, se comparados aos dos modelos novos, é preciso ficar atento aos custos de manutenção e seguro dos carros premium.
Selecionamos abaixo dez modelos usados de marcas luxo de até R$ 100 mil, com base nos valores apontados pela Tabela Fipe, que certamente atiçarão o seu lado emocional.
O A3 Sedan compartilha com o Volkswagen Jetta a plataforma MQB, o motor 1.4 turbo flex de 150 cv, o câmbio automático de seis marchas, entre outros componentes. No entanto, mesmo nas versões de entrada, o modelo entrega um padrão de acabamento superior ao do “primo” da Volks.
Os fãs de sedãs certamente admiram a elegância dos carros da Mercedes-Benz. Embora seja a versão de entrada do Classe C, o modelo tem acabamento e construção refinados. Equipado com motor 1.6 turbo de 156 cv, o C180 tem desempenho e consumo bastante satisfatórios para a sua proposta voltada ao conforto.
A versão esportiva do compacto inglês agrada quem aprecia uma pegada de carro de pista. O acerto dinâmico e a disposição do motor 2.0 turbo de 192 cv conferem ao hatch um comportamento parecido ao de um kart de maiores proporções.
Em tempos de predominância dos SUVs, a belíssima perua sueca combina em um único carro a praticidade de um modelo familiar com bom desempenho e design arrebatador. O motor 2.0 turbo de 240 cv proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, enquanto o porta-malas acomoda 430 litros de bagagem.
O SUV da marca inglesa se tornou um sucesso de vendas desde o seu lançamento, em 2011. O Evoque combina o belo design a uma dinâmica bastante elogiada e ainda se sai bem em trilhas leves. O motor 2.0 turbo de 240 cv tem desempenho mais que satisfatório.
A primeira geração do X1 está mais para uma perua do que para um SUV. E isso é bom. O modelo tem dirigibilidade bastante agradável, proporcionada pelo motor 2.0 turbo de 184 cv e pela tração traseira.
Com menos de R$ 70 mil é possível levar para casa um sedã espaçoso que é sinônimo de conforto, qualidade de construção e robustez. Prova disso é que o Accord é um dos carros mais vendidos nos Estados Unidos há muitos anos. Sob o capô está um potente motorzão 3.5 V6 de 280 cv.
O V40 certamente atende os requisitos procurados pelos fãs de hatches médios. O motor 2.0 turbo de cinco cilindros de 211 cv entrega bom desempenho, combinado a um ronco instigante. Como todo Volvo, o pacote de equipamentos de segurança é bastante completo e não é difícil encontrar carros com assistências de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Nada melhor que um carro que concilia a praticidade de um SUV com o luxo e a esportividade de um Porsche. O Cayenne Turbo é equipado com um motor 4.5 V8 turbinado de 520 cv, que o leva aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
Para fechar a lista, um híbrido da marca de luxo da Toyota. O hatch é equipado com o mesmo conjunto motriz do Prius e do novo Corolla: motor 1.8 a combustão combinado a um propulsor elétrico. O baixíssimo consumo de combustível é um atrativo.