A picape Titano chega essa semana ao mercado brasileiro e a marca italiana parece estar se mexendo para abrir espaço para a novata. É que os preços da Fiat Toro foram reajustados para baixo, deixando o modelo até R$ 10 mil mais barato que na tabela anterior.
Esse desconto mais expressivo foi aplicado no preço da versão Volcano 1.3. A topo de linha com o motor turbo flex de 185 cv agora custa R$ 171.990 na tabela.
A mesma redução de R$ 10 mil foi aplicada na versão Freedom 1.3, que parte de R$ 156.090. Versão de entrada do modelo, a Endurance 1.3 baixou de R$ 152.990 para R$ 146.990 - ou R$ 6 mil a menos.
As configurações equipadas com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e a tração 4x4 continuam com os mesmos preços de antes: R$ 195.990 (Volcano 2.0) e R$ 212.990 (Ranch e Ultra). Mas devem sofrer reajustes para baixo em breve.
A Fiat Titano é, na prática, a picape Peugeot Landtrek - mas com o logo da marca italiana. Os dois modelos são montados no Uruguai, pela Nordex, embora originalmente sejam baseadas em um projeto da chinesa Changan.
Apesar dessa origem asiática, tanto a picape da marca italiana quanto a sua quase gêmea francesa ganharam várias mudanças estéticas e mecânicas em relação ao modelo original da Changan. O objetivo foi dar a impressão de ser um veículo criado do zero pela Stellantis.
Diferentemente da Toro, que é mais compacta e tem plataforma monobloco, a Titano é uma picape média tradicional, com chassi de vigas. Se mantiver a especificação da Landtrek já à venda em outros mercados latinos, o modelo da Fiat terá motor 2.2 turbo diesel de 180 cv (projeto Stellantis) combinado com tração 4x2 ou 4x4, e ainda câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Ainda se baseando na Landtrek vendida em outros mercados latinos, a Fiat Titano deverá ser bem completa, com itens como seis airbags, chave presencial, direção assistida, ar-condicionado de duas zonas, multimídia e sistema de câmeras 360°. Por outro lado, vai dever auxílios tecnológicos de condução, como o assistente de manutenção em faixa ou a frenagem autônoma.
Lista de equipamentos que, quando combinada ao motor de 180 cv (menos potente que os de várias concorrentes), deverá colocar a Titano na briga dos degraus de entrada do segmento de picapes médias. Ou seja: podemos esperar um preço na faixa de R$ 250 mil para a versão de topo da Titano.
Esse valor botará a Titano na briga direta com as configurações mais acessíveis de modelos como a Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10. Mas exigirá da Fiat o reposicionamento das versões mais caras da Toro para abrir espaço para a novata.