Já demos a nossa opinião aqui no WM1: o BYD Dolphin Mini compensa mesmo custando mais caro do que todos esperavam. Mas se o seu orçamento não é tão elástico assim e a sua meta é comprar um carro elétrico por menos de R$ 100 mil, você precisa conferir o estoque de seminovos e usados da Webmotors.
Essa guerra de preços entre os carros elétricos zero-quilômetro tem impactado nos valores dos veículos a bateria com alguns anos de uso. Por isso mesmo, já é possível achar um bom número de automóveis plugados na tomada por menos de R$ 100 mil.
Isso pode até não ser uma notícia positiva para o primeiro dono. Mas pode ser uma belíssima oportunidade para quem quer entrar no mundo dos elétricos sem precisar comprometer muito o orçamento familiar. Confira a seguir cinco modelos a bateria disponíveis em bom número no estoque da Webmotors.
Lançado em junho de 2022 no Brasil, o subcompacto elétrico Caoa Chery iCar surpreende pelo número de unidades pouco ou pouquíssimo usadas (menos de 3.000 quilômetros no hodômetro) e disponíveis por cerca de R$ 90 mil nas lojas de seminovos.
Considerando que o zero-quilômetro sai por R$ 119.990, você faria uma bela economia levando o usado. É claro que o espaço interno é diminuto e a bateria de 30,8 kWh promete apenas 197 quilômetros de autonomia (ciclo PBEV). Mas se a ideia for rodar sozinho e na cidade, o carrinho sino-brasileiro é uma opção a ser considerada.
O JAC iEV20 chegou ao mercado brasileiro em 2020 por R$ 124.900 e já foi o carro elétrico mais barato vendido por aqui. Hoje, um exemplar usado do modelo é comercializado com preços em torno de R$ 90 mil.
Assim como o iCar, o carrinho da JAC também é um subcompacto, mas com um pouco mais de espaço no banco traseiro. Tem motor de 68 cv e bateria de 41 kWh.
O JAC E-JS1 chegou por aqui em 2021 e acabou substituindo o iEV20. Ambos compartilham o mesmo projeto básico, embora o E-JS1 tenha passado por uma atualização no visual externo e na cabine.
Outra mudança é o motor, de 62 cv, que é combinado com uma bateria de 30,2 kWh. O suficiente para dar ao modelo uma autonomia de 161 quilômetros no ciclo PBEV. Mesmo mais novo, dá para encontrar exemplares do E-JS1 na mesma faixa de preço do iEV20.
O chinês Renault Kwid E-Tech compartilha o projeto simples e a pegada rústica do subcompacto a combustão que é feito no Brasil. Por outro lado, oferece mais espaço que os concorrentes no banco traseiro e (principalmente) no porta-malas.
Zero-quilômetro, custa menos de R$ 100 mil e é o carro elétrico mais barato do nosso mercado. No mercado de usados, já dá para encontrar unidades à venda por menos de R$ 90 mil. Tem motor de 65 cv e roda até 185 quilômetros com uma carga na bateria de 26,8 kWh.
O Renault Zoe não fez tanto sucesso por aqui. Mas hoje é uma opção acessível para quem quer um elétrico mais sofisticado e com porte e potência de compacto, além daquela pegada de carro elétrico criado para o mercado europeu.
No Brasil, o modelo começou a ser vendido para o público em 2018 e são os exemplares dessa primeira leva que têm preços por volta de R$ 90 mil. O Zoe tem motor de 92 cv e bateria de 41 kWh.