Fastback e Pulse Hybrid: razões para ter e evitar

Os dois SUVs são os primeiros híbridos da Fiat no Brasil. Mas será que esses são os automóveis certos para você?

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Evandro Enoshita
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Os Fiat Fastback Hybrid e o Pulse Hybrid acabam de estrear no mercado brasileiro. Além de serem os primeiros híbridos da marca italiana no Brasil, os dois SUVs estão entre os eletrificados mais acessíveis vendidos por aqui.

O Pulse é o mais acessível da dupla, com preços que partem de R$ 125.990 na versão Audace. Já o mais acessível dos Fastback híbridos sai por R$ 151.990.

Em ambos, o conjunto motriz é composto pelo motor 1.0 turbo de 130 cv de potência, equipado com um sistema híbrido-leve de 12 Volts. O câmbio é o mesmo automático CVT com sete marchas simuladas usado em outros Stellantis com a mesma motorização, mas sem o auxílio elétrico.

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Fastback e Pulse são carros com várias qualidades. Mas também têm uma cota de características que podem fazer você repensar a sua compra. Confira a seguir três boas razões para comprar e três motivos para você escolher outro carro.

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O Pulse Audace Hybrid é o híbrido da Fiat com o melhor custo-benefício
Crédito: Divulgação
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Fastback e Pulse Hybrid: 3 razões para ter e 3 para repensar

Razões para ter um Fiat Hybrid

1. Preço

A motorização T200 Hybrid estreia nas versões Audace e Impetus dos dois modelos, com um acréscimo de R$ 2 mil em relação aos preços das mesmas configurações equipadas com o propulsor 100% a combustão.

Com isso, o Pulse Audace sai por R$ 125.990. Preço que posiciona o SUV compacto da Fiat como o híbrido mais acessível do mercado brasileiro.

Além disso, o acréscimo nos preços não foi significativo a ponto de afastar clientes mais interessados no ótimo porta-malas do Fastback e no desempenho do Pulse do que propriamente na eletrificação.

2. Desempenho

Mesmo sem o auxílio elétrico, um ponto forte desse conjunto motriz 1.0 turbo da Stellantis é o desempenho.

O casamento do três cilindros sobrealimentado com o câmbio automático CVT é extremamente feliz, entregando repostas rápidas e ao mesmo tempo suaves.

    E agora, com o sistema híbrido-leve, além de manter o bom rendimento, o motor 1.0 turbo entrega bons números de consumo urbano.

    3. Ser híbrido

    Uma vantagem desses Fiat Hybrid é que, apesar de serem híbridos-leves (ou seja, um dos tipos mais simples de eletrificação), são carros com o "híbrido" registrado no documento.

    Ou seja: dependendo do estado em que você mora, você passa a ter direito a desconto ou até isenção do IPVA.

    Sem contar que os carros híbridos estão livres do rodízio de veículos na capital paulista.

      No Fastback Hybrid, a melhor vantagem é o "híbrido" no documento
      Crédito: Divulgação
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      Razões para repensar

      1. Ser "híbrido"

      Se você está esperando no Pulse Hybrid e no Fastback Hybrid o baixíssimo consumo dos híbridos autocarregáveis ou plug-in, então é melhor repensar a sua escolha.

      O Pulse Hybrid registra médias, com gasolina, de 13,4 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada). Já no Fastback híbrido, as médias com gasolina são de 12,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). Boas marcas, mas distante das registradas pelos eletrifricados mais "complexos".

      Principalmente no caso do Fastback Impetus Hybrid, de R$ 161.990, vale a pena investir uma grana a mais e levar o híbrido plug-in BYD King GL, que sai por R$ 175.800 e pode rodar até 32 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina.

      2. Na cidade, e só

      Uma curiosidade desses Fiat Hybrid é que houve redução de consumo apenas no ciclo urbano. No ciclo rodoviário, os números são os mesmos do motor T200 sem auxílio elétrico.

      Logo, se o objetivo é comprar um carro apenas para viajar, talvez valha a pena não se prender tanto na dupla híbrida da Fiat e avaliar também outras opções de SUVs econômicos na estrada.

      Essa relação inclui concorrentes diretos como os Volkswagen Nivus e T-Cross e o Renault Kardian.

      3. Tem start-stop

      O conjunto motriz híbrido-leve T200 Hybrid desses híbridos da Fiat veio acompanhado de um sistema start-stop. Recurso importantíssimo quando o assunto é economia de combustível.

      Por mais que o funcionamento do sistema seja bem suave nesses Fiat Hybrid, há muita gente que não curte o liga e desliga do motor a cada semáforo. E não há jeito de desativar o recurso. Sem contar o custo mais alto de reposição da bateria de 12 Volts, que é mais cara que a peça usada em um carro sem start-stop.

      Quer passar longe do start-stop? Então corra para comprar os estoques remanescentes do Pulse e Fastback Audace e Impetus sem o motor T200 Hybrid.

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        Tags:Fiat
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