Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o país, divulga relatório com os números de vendas dos veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Temos em mãos os recém-anunciados resultados de maio de 2021. E há surpresas: o Fiat Argo vendeu mais que Strada e Mobi, os mais comercializados no mês anterior, e que o Chevrolet Onix, líder de 2015 a 2020.
No ranking geral, o Argo foi seguido justamente pelos companheiros de marca Strada e Mobi, e um pouco mais atrás aparece o Jeep Renegade. Assim, o Grupo Stellantis, dona das marcas Fiat e Jeep, entre outras, forma o quarteto de primeiros colocados em vendas no mês de maio.
Abaixo, WM1 segue a tradição de todo mês e aponta quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O surpreendente modelo da Fiat terminou o mês passado com a primeiríssima colocação do segmento de hatches. Foram 10.929 unidades emplacadas, muitas à frente do segundo colocado, o Fiat Mobi, que teve 7.443 licenciamentos.
A terceira posição entre hatches este mês ficou com o Hyundai HB20, que teve 7.290 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015, e até 2020 absoluto na categoria, terminou abril na sexta colocação, com 3.820 unidades, e foi ultrapassado também por Volkswagen Gol (6.795) e Renault Kwid (4.852). No acumulado do ano, no entanto, o Onix ainda é líder.
Pela primeira vez desde que foi lançado, o Toyota Corolla terminou um mês como primeiro colocado entre os sedãs mais vendidos do Brasil - à frente do Chevrolet Onix Plus, o líder no acumulado do ano e modelo mais emplacado da categoria desde que foi apresentado, no final de 2019. Foram 3.790 unidades do três-volumes da marca japonesa em maio, segundo a Fenabrave.
Na sequência, o segundo colocado foi justamente o Onix Plus, que emplacou 3.367 unidades no mês passado; e o terceiro foi o Volkswagen Voyage, com 2.850 registros, de acordo com o relatório oficial.
O Jeep Renegade mostrou mais uma vez em maio que quer voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 - embora tenha perdido o posto para o Volkswagen T-Cross ao longo de 2020. Foram 7.361 emplacamentos no mês passado, seguido pelo Hyundai Creta, que teve 6.983 unidades emplacadas, e pelo "irmão" Compass, com 6.135 registros, em terceiro.
Na sequência vemos o Volkswagen T-Cross em quarto, com 5.486 licenciamentos, e Chevrolet Tracker em quinto, com 4.718 veículos emplacados em maio. No acumulado do ano, a ordem é Renegade, Creta, Compass, Tracker e T-Cross.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em maio (de novo): Fiat Strada líder com folga, com 9.918 emplacamentos - e assim a Fiat fica à frente em duas categorias, já que o Argo levou o posto entre os hatches este mês.
Já a Fiat Toro (com 3.942 unidades) ficou em segundo - e forma, assim, mais uma vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu em vários meses de 2020 e deste ano. A Toyota Hilux foi a terceira de novo, com 3.132 licenciamentos, seguida por VW Saveiro, que teve 2.457 vendas registradas.
O Porsche 911 vendeu mais incríveis 128 unidades em maio e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 já subiu para 533 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
O Ford Mustang, que se renovou para a linha 2021, ganhou uma nova versão e ficou ainda mais completo, emplacou 89 unidades e reassumiu a segunda colocação no acumulado do ano. São 215 unidades no geral, agora à frente do Porsche Taycan, quarto colocado em maio com 17 carros nos registros e que já soma 187 registros este ano. O terceiro no mês passado foi o BMW Z4, com 45.
É importante a gente sempre destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam antes, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.