Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa concessionárias de todo o país, divulga relatório com os números de vendas dos veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Temos em mãos os recém-anunciados resultados de junho de 2021. A Fiat Strada foi a mais vendida do mês, seguida por Argo e Hyundai HB20. Já o Chevrolet Onix, grande líder de 2015 a 2020, foi apenas o 22º.
O Grupo Stellantis, dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, entre outras, aliás, tem muito o que comemorar: foram sete carros entre os dez primeiros colocados nas vendas no mês de maio. Na ordem: Fiat Strada (1º), Argo (2º), Mobi (4º), Jeep Renegade (5º), Compass (7º), Toro (8º) e Cronos (10º).
Abaixo, WM1 segue a tradição de todo mês e aponta quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Assim como em maio, o modelo da Fiat terminou o mês passado com a primeiríssima colocação do segmento de hatches. Foram 9.382 unidades emplacadas, muitas à frente do segundo colocado, o Hyundai HB20 (líder da categoria no primeiro semestre), que teve 7.609 licenciamentos.
A terceira posição ficou com o Fiat Mobi, que teve 7.529 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015, e até 2020 absoluto na categoria, terminou junho na 22ª colocação no geral e na sétima de seu segmento, com apenas 2.532 unidades, ainda por conta da crise de semi-condutores que atinge o mercado.
Pela primeira vez o Fiat Cronos terminou um mês como primeiro colocado entre os sedãs mais vendidos do Brasil - à frente do Chevrolet Onix Plus, ainda o líder no acumulado do ano e modelo mais emplacado da categoria desde que foi apresentado, e do Toyota Corolla. Foram 5.404 unidades do três-volumes da marca italiana em junho, segundo a Fenabrave.
Na sequência, o segundo colocado foi justamente o Toyota Corolla, que emplacou 3.544 unidades no mês passado; e o terceiro foi o Volkswagen Virtus, com 1.952 registros, de acordo com o relatório oficial.
O Jeep Renegade mostrou mais uma vez em junho que vem com força para voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 - embora tenha perdido o posto para o Volkswagen T-Cross em 2020. Foram 7.504 emplacamentos no mês passado, seguido pelo Jeep Compass, que teve 6.046 unidades emplacadas, e pelo Hyundai Creta, que teve 5.902 registros, em terceiro.
Na sequência vemos o surpreendente Toyota Corolla Cross, em quarto, com 4.710 licenciamentos, e o Volkswagen T-Cross em quinto, com 3.318 veículos emplacados em junho. No acumulado do ano, nestes seis primeiros meses, a ordem é Renegade, Creta, Compass, T-Cross e Chevrolet Tracker.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em junho (de novo, para variar): Fiat Strada líder com folga, com 9.697 emplacamentos - e assim a Fiat fica à frente em duas categorias, já que o Argo levou o posto entre os hatches mais uma vez neste mês.
Já a Fiat Toro (com 5.909 unidades) ficou mais uma vez em segundo - e forma, assim, de novo, a dobradinha com a Strada na categoria de comerciais leves, como já ocorreu em vários meses de 2020 e deste ano. A Toyota Hilux foi a terceira de novo, com 3.535 licenciamentos, seguida por Chevrolet S10, com 3.321, e VW Saveiro, que teve 2.932 vendas registradas.
O Porsche 911 vendeu mais 65 unidades em junho e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 subiu para 598 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
O Ford Mustang, que se renovou para a linha 2021, ganhou uma nova versão e ficou ainda mais completo, emplacou 15 unidades e manteve a segunda colocação no acumulado do ano - são 230 no geral, à frente do Porsche Taycan, terceiro colocado no acumulado do ano, com 215 unidades, mas apenas o quinto em junho.
O segundo no mês passado foi o BMW Z4, com 51 emplacamentos, e o terceiro, para aparecer na foto do pódio, foi o Porsche Cayman, que teve 40 unidades registradas. É importante a gente destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.